sábado, 25 de dezembro de 2021

FOLHA PAROQUIAL - Domingo da Sagrada Família 26-12-2021

 Não termines o ano 2021 sem fazer comunidade, dar graças por tudo, o bom e o menos bom- oferece tudo a Deus Ele sabe como cuidar dessas coisas que tanto nos preocupam.

"LEVANTA.TE"

JUNTOS POR UM CAMINHO QUE NOS CONDUZA  A JESUS ______________________________________________________

Podes ler a Folha Paroquiai clicando  AQUI 




sábado, 18 de dezembro de 2021

FOLHA PAROQUIAL -IV Domingo do Advento19-12-2021

PODES LER A FOLHA PAROQUIAL ORIGINAL CLICANDO  AQUI 

HOJE NÃO FIQUES EM CASA VAI DAR GRAÇAS A DEUS PARTICIPA NA TARDE DE ORAÇÃO LUZ E BEM NA NOSSA IGREJA

Hoje a nossa Paróquia vive três "belos" momentos muito significativos do caminho para ACOLHE-LO.

TARDE MISSIONÁRIA NA IGREJA PAROQUIAL:
-Organizada pelo nosso Grupo Missionário, que recebe o das outras Paróquias. Preside o Padre Amaro. Será uma tarde de oração e de vivência missionária para que Jesus Menino nasça em todos os corações do mundo inteiro. 

- Às 17.00 h. Adoração ao SS. Sacramento e Oração do Terço a Nª
Senhora


- Eucaristia 18.00 h. e a chegada da  “Luz da Paz de Belém?”
 Todos os anos, umas semanas antes do Natal, um menino ou uma menina da Áustria recebe a Luz na gruta onde nasceu Jesus e leva-a até Viena onde, numa cerimónia ecuménica, a Luz é distribuída às várias delegações de escuteiros de toda a Europa. Estes levam-na depois para os seus países. A Luz da Paz de Belém representa uma forte mensagem de esperança e paz: consiste na distribuição da Luz da Gruta de Belém por diversas casas, famílias e instituições. 

O objetivo é espalhar uma mensagem de alento e paz, propício à época natalícia; anunciando que a verdadeira Luz, Jesus, está a chegar. Tudo começou com a televisão pública austríaca no programa intitulado “Luz nas trevas”, dedicado às crianças com necessidades. Em 1990 fez-se um acordo entre escuteiros de muitos países de modo a permitir que esta Luz viajasse para a Europa e Américas. - Quem desejar acender a sua vela nesta Luz deverá trazer de casa e acendê-la no fim da Missa, com ordem e limpeza!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA 08-12-2021

 Nota Histórica
 Mais do que qualquer outro tempo do Ano Litúrgico, o Advento é tempo de Maria, pois é nele que A vemos em mais íntima relação com o Seu filho, ao Qual está unida «por vínculo estreito e indissolúvel» (LG. 53). 
Se o Senhor veio ao meio dos homens, se Ele vem ainda, é por meio de Maria. N’Ela se cumpre, na verdade, o mistério do Advento. Embora, na sua origem e no seu princípio, a Solenidade da Imaculada Conceição, que vem do século XI, não nos apareça em ligação com o Advento, contudo ela é uma verdadeira festa do Advento. 
Ela é a aurora que precede, anuncia e traz em si o Dia novo, que está para surgir no Natal. Enaltecendo a Virgem Maria, esta Solenidade, em vez de nos desviar do Mistério de Cristo, leva-nos, pelo contrário, a exaltar a obra da Redenção, ao apresentar-nos Aquela que foi a primeira a beneficiar dos seus frutos, tornando-se a imagem e o modelo segundo o qual Deus quer refazer o rosto da Humanidade, desfigurado pelo pecado. 
Assim como na aurora se projeta a luz do sol, de cujos raios ela tira a vida, assim em Maria Imaculada se reflete o poder do Salvador que está para vir: a Seus méritos Ela deve, com efeito, o ter sido «remida de modo mais sublime» (LG. 53). Festa de Advento, a Solenidade da Imaculada Conceição constitui uma bela preparação para o Natal. 
 Missa 

ANTÍFONA DE ENTRADA Is 61, 10 
Exulto de alegria no Senhor, 
a minha alma rejubila no meu Deus,
que Me revestiu com as vestes da salvação 
e Me envolveu com o manto da justiça, 
como esposa adornada com suas jóias.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

OS CATEQUISTAS -VIDEO DO PAPA - DEZEMBRO 2021

"Os catequistas têm uma missão insubstituível na transmissão e no aprofundamento da fé. O ministério laical do catequista é uma vocação, é uma missão. 
Ser catequista significa que a pessoa “é catequista”, não que “trabalha como catequista”. É todo um modo de ser, e são necessários bons catequistas, que sejam ao mesmo tempo companheiros e pedagogos." (Papa Francisco)

 

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

ADVENTO 2021 -PASSO A REZAR

 

(...)

O Ano Litúrgico que se abre dá voz ao Evangelista S. Lucas. É por Ele que acompanhamos Jesus no anúncio da Boa-Nova, que nos desafia a um caminho de relação. «Vigiai e orai em todo o tempo», são meios para perseverar na fidelidade a Deus. Como personagem modelo deste exercício, encontramos S. João Batista, «a voz que grita no deserto», «pregando um batismo de penitência para a remissão dos pecados». Ao redor do primo de Jesus, encontramos quem, na busca de soluções concretas para as suas vidas, o questiona com a interpelação: «Que devemos fazer?». É também esta a pergunta a formular neste tempo de Advento: «Que devemos fazer para nos tornarmos mais parecidos com Jesus?» A resposta está no repartir o que se tem em excesso, na bondade das relações, no deixar a violência e o julgar injustamente. S. João Batista anuncia que a vinda do Messias traz um batismo «com o Espírito Santo e com o fogo» que transforma a vida na fé de quem adere à lógica do reino de Deus.

No final do itinerário de Advento, é com Maria que chegamos ao Natal. A Mãe de Deus é apresentada em caminho, na pressa de visitar a sua prima Isabel. É ela a bendita entre as mulheres que traz no seu seio Jesus Cristo, o Salvador. Na rapidez com que se dirige para a montanha revela-nos a determinação com que aceita a missão que Deus lhe dá. Sem hesitações, coloca os meios à sua disposição para cumprir a vontade de Deus e ensina-nos a fazer o mesmo. Como Maria, é necessário transformar-se interiormente para se reconhecer a chegada do Salvador. Porque também com o nosso «sim», somos o Presépio de Belém onde Deus encontra a sua morada.

António Sant’Ana, sj

(In Mensageiro do Coração de Jesus)

Fotografia: lilartsy (Pexels)

sábado, 20 de novembro de 2021

JMJ: Igreja celebra festa anual com os jovens, em clima de «peregrinação espiritual» até Lisboa 2023


JMJ: Igreja celebra festa anual com os jovens, em clima de «peregrinação espiritual» até Lisboa 2023: 

Cidade do Vaticano, 19 nov 2021 (Ecclesia)
– A Igreja Católica promove este domingo, em todas as dioceses, a sua festa anual com os jovens católicos,  que o Papa convida para uma “peregrinação espiritual” rumo à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023, em Lisboa, depois da experiência de pandemia, nos últimos meses.

 “Gostaria de tomar-vos pela mão, mais uma vez, para continuarmos juntos na peregrinação espiritual que nos conduz rumo à Jornada Mundial da Juventude de Lisboa em 2023”, escreve Francisco, na sua mensagem para a JMJ 2021, que se vai celebrar a nível local numa nova data, a solenidade litúrgica de Cristo Rei (21 de novembro). 

 A mensagem para esta celebração deixa votos de que os jovens católicos vivam as várias etapas que levam à edição internacional da JMJ 2023, na capital portuguesa, como “verdadeiros peregrinos e não como ‘turistas da fé’”.

 “Ajudar-nos-emos uns aos outros a levantar-nos juntos e, neste difícil momento histórico, tornar-nos-emos profetas de tempos novos, cheios de esperança”, aponta. Francisco deixa desafios às novas gerações, para que sejam capazes de testemunhar a “comunhão da Igreja”, o amor e o respeito nas relações humanas, a esperança e a fé em Jesus Cristo. 

 O Papa indica ainda como prioridades a “justiça social”, a defesa dos não têm voz na sociedade e a “a ecologia integral”.

sábado, 13 de novembro de 2021

Dia Mundial dos Pobres: Papa pede nova abordagem na luta contra a pobreza para o pós-pandemia

Dia Mundial dos Pobres: Papa pede nova abordagem na luta contra a pobreza para o pós-pandemia:

Cidade do Vaticano, 13 nov 2021 (Ecclesia)
 – O Papa alertou para as consequências sociais e económicas da pandemia, pedindo uma nova abordagem na luta contra a pobreza, na sua mensagem para o V Dia Mundial dos Pobres, que a Igreja Católica celebra este domingo. “

A pandemia continua a bater à porta de milhões de pessoas e, mesmo quando não traz consigo o sofrimento e a morte, é portadora de pobreza. Os pobres têm aumentado desmesuradamente e o mesmo, infelizmente, continuará a verificar-se ainda nos próximos meses”, escreve Francisco. O texto tem como tema ‘Sempre tereis pobres entre vós’, inspirado numa passagem do Evangelho segundo São Marcos (Mc 14, 7). 
 O Papa aborda a multiplicação de novas formas de pobreza, questionando discursos políticos que fazem dos pobres “responsáveis pela sua condição” e mesmo um “peso intolerável” para o sistema económico. 

Um estilo de vida individualista é cúmplice na geração da pobreza e, muitas vezes, descarrega sobre os pobres toda a responsabilidade da sua condição. Mas a pobreza não é fruto do destino; é consequência do egoísmo”. 
Francisco aponta o dedo a agentes económicos e financeiros “sem escrúpulos”, sem “sentido humanitário e responsabilidade social”.

DIA MUNDIAL DOS POBRES DOMINGO 14-11-2021

"Faço votos de que o Dia Mundial dos Pobres, chegado já à sua quinta celebração, possa radicar-se cada vez mais nas nossas Igrejas locais e abrir-se a um movimento de evangelização que, em primeira instância, encontre os pobres lá onde estão. Não podemos ficar à espera que batam à nossa porta; é urgente ir ter com eles às suas casas, aos hospitais e casas de assistência, à estrada e aos cantos escuros onde, por vezes, se escondem, aos centros de refúgio e de acolhimento".(Papa Francisco)


IN:Vaticannews

 

FOLHA PAROQUIAL - XXXIII Domingo TC.14-11-2021

PODES LER A FOLHA PAROQUIAL CLICANDO AQUI

OU  aqui



quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Programa da Festa de S. Martinho, nosso Padroeiro Dias 10, 11, 13 e 14 desta semana

Programa da Festa de S. Martinho, nosso Padroeiro 



Dia 10 – Vigília do Dia de S. Martinho. Evocação de S. Martinho com o Lema “Recolhidos em S. Martinho. Cristo Vive! Com S. Martinho, anuncia-O!” às 21.00 horas no Claustro do Seminário. 

Dia 11 – Dia de S. Martinho. Eucaristia solenizada, às 21.00 horas, na Igreja, com a presença de todos os Acólitos da Paróquia e a presença especial da “Caminhada SAY YES”, dos quatro Centros. Os nossos jovens devem viver o Dia do seu Padroeiro e conhecer a sua vida. Venham! Pais e Filhos! 

Dia 13 – Concerto de Música Sacra pelo Grupo Polifónico da Cruz às 21h. Especial convite, muito direto e insistente, aos Grupos Corais (diretores e coralistas). Venham… e ganharão a noite. 

Dia 14 – Festa Paroquial de S. Martinho. Missas nas Capelas como aos domingos. Missas na Igreja, às 8.00 e 10.30 horas. Esta será solenizada e seguida de Procissão. Presença especial dos Escuteiros e as três Irmandades e movimentos paroquiais. 
No fim, pelas 12.30 horas – Bênção Nupcial Jubilar dos Casais de 25, 50 e 60 anos, com a entrega da imagem de S. Martinho. 

De tarde, às 15.00 horas, no Pavilhão do Clube Desportivo de Cucujães (agradecemos a colaboração na cedência do espaço) faremos o nosso Convívio Paroquial, com um Concerto pela Banda Filarmónica de Cucujães, barraquinhas, vasos de plantas e flores e distribuição de castanhas.

Música: Festival internacional canta «a Paz não é uma utopia»


Música: Festival internacional canta «a Paz não é uma utopia»: As crianças e os jovens vão ser “as protagonistas”, agentes de mudança e “facilitadoras de paz e de unidade”, através do canto, da música, da arte, enquanto linguagens universais, num festival que pretende a promoção do “diálogo inter-religioso”, o ecumenismo, a inclusão e cidadania global.

O 3º evento do ‘Canto pela Paz’ vai ter a participação de “mais de 20 grupos” de vários países e grupos, Igrejas e religiões em Portugal, e vai ser transmitido online, no YouTube. 

O festival infanto-juvenil, promovido pela Unidade Pastoral das Paróquias de Nova Oeiras e São Julião da Barra, tem como tema ‘A Paz não é uma utopia’, e vai realizar-se no auditório do Templo da Poesia, no Parque dos Poetas, em Oeiras.

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Festa de Todos os Santos e dos Fiéis Defuntos na nossa Paroquia

 

Programa do dia 1 e 2 de novembro 2021

Festa de Todos os Santos e dos Fiéis Defuntos

Dia 1Festa de Todos os Santos – Dia Santo de Guarda.

As Eucaristias nas Capelas são como aos domingos.

Na Igreja, haverá, da parte da manhã, as Missas do costume, ou seja a das 8.00, 10.00 e 11.30 horas.

Da parte da tarde, às 15.00 horas faremos o Memorial de todos os nossos Mortos, com uma Eucaristia solene, seguida de Romagem ao cemitério, com cânticos e leitura de todos os falecidos nos anos 2020 e 2021.

Dia 2Comemoração dos Fiéis Defuntos.

Eucaristias na Igreja, às 8.00 e 10.00 horas seguidas de romagem ao cemitério.

Às 19.00 horas haverá a Eucaristia do costume em Santo António da Ínsua e também na Igreja, por todos os falecidos em 2020/2021, especialmente os que morreram de Covid.

“FOLHA PAROQUIAL - XXX Domingo TC-24-10-2021

Podes ler a FOLHA PAROQUIAL clicando AQUI

OU AQUI



sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Guião Missionário 2021 / 2022 " Não podemos calar o que vimos e ouvimos" (At 4,20)

 "Finalidades do Guião

  1. Dinamizar o mês de outubro através de reflexões, momentos de oração e celebrações de modo a torná-lo um mês especialmente dedicado à Missão. E a partir deste mês, que esta dinâmica, se possa estender ao longo de todo o ano.
  2. Oferecer material de reflexão, oração e ação para o encontro semanal do grupo, movimento ou comunidade – escolher o dia e hora mais conveniente. É de toda a vantagem que a reflexão realizada e o compromisso assumido pelo grupo sejam partilhados com a comunidade paroquial, no âmbito da Eucaristia dominical.
  3. Orientar as comunidades para a participação ativa na Vigília Missionária e na celebração do Dia Missionário Mundial.
  4. Aprofundar o espírito e a prática da oração paroquial, comunitária, familiar e pessoal – com preocupações universais – nomeadamente através das «preces diárias».
  5. Sensibilizar as comunidades eclesiais, no sentido de despertarem vocações consagradas e laicais para o serviço missionário universal.
  6. Criar uma consciência viva de solidariedade, comunhão e cooperação entre as Igrejas, através de propostas de estilos de vida simples, seguindo critérios de sobriedade alegre e fraterna partilha de bens."



  7. Lê mais

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

MENSAGEM DE SUA SANTIDADE O PAPA FRANCISCO PARA O DIA MUNDIAL DAS MISSÕES DE 2021


«Não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos» (At 4, 20) 

 Queridos irmãos e irmãs! 
Quando experimentamos a força do amor de Deus, quando reconhecemos a sua presença de Pai na nossa vida pessoal e comunitária, não podemos deixar de anunciar e partilhar o que vimos e ouvimos. A relação de Jesus com os seus discípulos, a sua humanidade que nos é revelada no mistério da Encarnação, no seu Evangelho e na sua Páscoa mostram-nos até que ponto Deus ama a nossa humanidade e assume as nossas alegrias e sofrimentos, os nossos anseios e angústias (cf. Conc. Ecum. Vat II, Const. past. Gaudium et spes, 22). Tudo, em Cristo, nos lembra que o mundo em que vivemos e a sua necessidade de redenção não Lhe são estranhos e também nos chama a sentirmo-nos parte ativa desta missão: «Ide às saídas dos caminhos e convidai todos quantos encontrardes» (cf. Mt 22, 9). Ninguém é estranho, ninguém pode sentir-se estranho ou afastado deste amor de compaixão.
(...)

domingo, 13 de junho de 2021

XI Domingo do TC 13-06-2021

 


13 de Junho de 2021 - Indicação das leituras

Leitura da profecia de Ezequiel - Ez 17,22-24
«Do cimo do cedro frondoso, dos seus ramos mais altos, Eu próprio arrancarei um ramo novo e vou plantá-lo num monte muito alto».
Salmo Responsorial - Salmo 91 (92)
É bom louvar-Vos, Senhor.
Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios - 2 Cor 5,6-l0
«Por isso nos empenhamos em ser-Lhe agradáveis, quer continuemos a habitar no corpo, quer tenhamos de sair dele».
Aclamação ao Evangelho
A semente é a palavra de Deus e o semeador é Cristo:
quem O encontrar permanecerá para sempre.
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos - Mc 4,26-34
«O reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra».
«A que havemos de comparar o reino de Deus? Em que parábola o havemos de apresentar?».
«Jesus pregava-lhes a palavra de Deus com muitas parábolas como estas, conforme eram capazes de entender».

sábado, 12 de junho de 2021

Solenidade do Sagrado Coração de Maria 12-06-2021


"No sábado, 12 de junho, após a comemoração do Sagrado Coração de Jesus, a liturgia da Igreja oferece a oportunidade de refletir sobre o Imaculado Coração de Maria.

 “Temos duas celebrações muito unidas, ontem e hoje. Isso faz parte da reforma litúrgica do Concílio Ecumênico Vaticano II, que colocou as duas festas do Coração de Jesus e do Coração de Maria, uma depois da outra, lembrando a unidade entre Mãe e seu Filho Divino”, explica o cardeal Orani João Tempesta.

  De um lado, o Coração de Jesus, que é o impulsionador de todas as graças, que vai doar todo o sangue e vitalidade para o corpo inteiro, e do seu coração aberto nasce a Igreja. “Desse coração jorra sangue e água, símbolos da eucaristia e batismo, mostrando para nós essa vida que é doada e as graças que jorram para todos, tudo vem simbolizado no ícone de Jesus misericordioso”, afirma o cardeal.

  De outro lado, é o Imaculado Coração de Maria, que é aquele que acolhe, que guarda no seu coração os sinais de Deus. “Justamente são dois aspectos muito importantes: olhar o Coração de Jesus como sinal do amor de Deus, ao mesmo tempo que impulsiona toda a Igreja, onde nasce a Igreja e onde jogam rios de água viva; ao lado do coração que recebe, que acolhe, que medita, que reflete sobre todas as questões que realmente existem no dia a dia à luz do Senhor”, diz dom Orani.

  O que diz o Evangelho? Dom Orani explica que a palavra do Evangelho (cf. Lc 2,41-51) nos faz meditar que quando a família de Nazaré volta para casa, depois de ter encontrado o Menino Jesus no templo, discutindo com os doutores, é bem assinalado que “Maria guardava todas essas coisas no seu coração”."
Lei mais

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Solenidade do Santissimo Coração de Jesus -11-06-21

"Celebramos hoje a solenidade do Sagrado Coração de Jesus. 
Um dia que é também de convite à Oração pela Santificação dos Sacerdotes, em Portugal e no mundo.
A iniciativa do Papa São João Paulo II, em março de 1995, tem “merecido uma adesão crescente na vida da Igreja”, refere D. António Augusto de Oliveira Azevedo, presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios."  (Otávio Carmo -Ecclesia)

EVANGELHO - Jo 19, 31-37

A melhor representação do Coração de Jesus é o Senhor crucificado, deixando sair do seu lado, aberto pela lança, o sangue e a água, figura dos sacramentos da Igreja, aí, nesse momento, nascida como Eva nascera do lado de Adão adormecido.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Por ser a Preparação da Páscoa, e para que os corpos não ficassem na cruz durante o sábado - era um grande dia aquele sábado - os judeus pediram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas e fossem retirados. Os soldados vieram e quebraram as pernas ao primeiro, depois ao outro que tinha sido crucificado com ele. Ao chegarem a Jesus, vendo-O já morto, não Lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados trespassou-Lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Aquele que viu é que dá testemunho e o seu testemunho é verdadeiro. Ele sabe que diz a verdade, para que também vós acrediteis. Assim aconteceu para se cumprir a Escritura, que diz: «Nenhum osso lhe será quebrado». Diz ainda outra passagem da Escritura: «Hão de olhar para Aquele que trespassaram».

Portal Dehonianos

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Festa do Corpo de Deus e Senhor aos Enfermos - 03-06-2021


Próxima quinta-feira (3 de junho) - FESTA DO CORPO DE DEUS
 As Eucaristias são nos horários dos domingos. 
Da parte de tarde, como não pode ainda haver a Procissão Eucarística, haverá o “Senhor aos Enfermos” segundo o itinerário que vem nesta Folha Será a partir das 14.00 horas, com alguns carros ligeiros. Apenas o Sacerdote entra nas casas. 
Mas é o Senhor Jesus que vai passar pelas ruas que o itinerário aponta. Pede-se, pois que as pessoas O recebam como de costume.

 SENHOR AOS ENFERMOS ( sem procissão)
Próxima quinta-feira, dia 3 a partir das 14.00 h., segundo este itinerário: Saída por volta das 14 horas e 30 minutos do Largo da Igreja, segue ligeiramente à esquerda para a Ruas Clube Desportivo de Cucujães na rotunda vira a esquerda para a Rua S. Martinho até à Rua Colégio das Missões: Filomena Pereira Silva; 
Volta para traz e vira à esquerda na Rua do Município segue em frente vira para a Rua D. Egas Odoriz passa em frente à tasquinha Alentejano vira à esquerda para a Travessa Camilo Castelo Branco: Alice;

segue em frente na Rua Camilo Castelo Branco: a Adelaide e Marido Agostinho;

 continua em frente até a Rua do Município vira à esquerda e corta para a Rua José Manta segue até a Rua do Ferral vira à direita em direção a Santiago de Riba-UL, no final da rua vira para a direita para o Salgueiro, passa pelo lugar do Marco e segue Rua Visconde de Carregoso a Amélia Andrade e José Franco; 

segue em frente para virar à esquerda na Rua Prof. Dr. António Joaquim Ferreira da Silva, segue em direção ao Paraíso para a Joaquina; 

volta para trás em direção à Vale Grande, pela Rua: D. Manuel II, para a Rua Vale Grande (antigo lugar), Teresa; 

segue em frente a Alzira Reis de Pinho; vai em frente contorna as vivendas até à Rua dos Combatentes do Ultramar e sobe até a Rua Prof. Dr. António Joaquim Ferreira Silva, vira à esquerda a Odília Costa e marido; 

seguindo mais à frente ao Casal Maia; 

segue em frente a Maria Rosa vira à VIDA PAROQUIAL esquerda passa em frente à Capela da Santa Luzia segue para Rio D’Ossos para a Rua: Padre Américo a Helena Martins, Prazeres Melo, Ana Vieira, e Anunciada Melo,
vai em frente para Rua da Misericórdia vira à esquerda passa em frente à taberna do Freitas para a Ana Batista Pinho; 

na Rua S. Tomé e Príncipe, volta para trás para a Travessa da Misericórdia: a Delfim Resende Pereira Lopes e Esposa; 
volta novamente à Rua da Misericórdia, corta à esquerda para a Rua Fonte Escura Álvaro Jesus Gomes e Esposa, 

segue em frente para a Rua Prof. Leão vira à direita em direção ao antigo posto da G.N.R. depois vira à esquerda para a Rua Banda da Musica de Cucujães, atravessa a Avenida João Pinto Bessa, até à Rua do Mosteiro; e segue para a Fundação Manuel Brandão, e D. Fernandinha, 

vai em frente para Maria Margarida Dias Oliveira, e na mesma rua para Manuel Ferreira Andrade; 

segue em frente passa em frente à Padaria Esmeralda para Armindo Graça (se a estrada não permitir sobe a rua Brás Doze da Costa para Fermil) segue a Rua Manuel Ferreira, Armando; 

volta para trás para os Leões do Monte vira à esquerda na Rua Frei António Gonçalves: José Silva Teixeira; 
para a Rua D. Mauro da Silva, desce e vira para o Beco Dr. Mauro da Silva; José Agostinho Guimarães; 
retoma a Rua D. Mauro da Silva até a Rua Manuel Ferreira da Silva Brandão, vira à direita e segue em 

frente para a rotunda do Ramadinha, ai vira novamente à direita para a Rua dos Chapeleiros para: Marco Paulo Marques da Silva; 
segue em frente e vira à esquerda na Rua Pinho Leal, passa pelas vivendas sair à Rua Manuel Ferreira Silva Brandão, em direção ao depósito da água pela Rua Almira Brandão para a Rua Afonso V Maria Madalena Oliveira Pinho; 
segue na Rua Dª Almira Brandão para Augusto do Carmo Correia; segue até ao depósito da água e vira para a esquerda Rua Alfredo Fernandes Andrade, Mário Francisco Correia; e Maria Assunção de Jesus; 

segue em direção a Faria de Cima pela Rua Bernardino de Almeida, Rua Jornal Quinzena de Cucujães, Luísa Rodrigues; corta à esquerda para a Rua João Francisco: Fernanda Duarte; 

segue a Rua Prof. Rufino José Correia até à Rua Jornal Quinzena de Cucujães, e Rufino Ferreira e Cunhada; 
 segue até ao final da rua e vira à esquerda na Rua Dr. Ângelo da Fonseca Julieta Lopes e Irmã; 

contorna a rotunda e sai para a Rua Marco Divisório e antes da ponte vira a esquerda na Rua D. António Francisco Bordalo atravessa a rua Jornal Quinzena de Cucujães para a Rua Irmãs de S. Vicente de Paulo e vira a direita para a Rua Faria de Cima (Antigo Lugar), Márcia da Silva Leite; 

segue para a Rua Irmãs de S. Vicente de Paulo, vira a direita até a Rua Condessa Penha Longa depois entra na Rua Ângelo da Fonseca: Maria dos Anjos Silva, Emília Assunção Oliveira; segue em frente a Odete Lopes e Marido; segue em frente para virar para a Rua: Dr. António Alves Ferreira da Silva: Conceição Gonçalves; 
entra na Rua Nossa Senhora da Conceição em frente à capela vira à esquerda na Rua Dr. António Castro Alves Ferreira da Silva, Alice (Esposa de Agostinho Rosas; 

desce para Rua Egas Moniz e segue para a Margonça para a Rua Joaquim José António Silva Carvalho, vira à esquerda para a Rua Manuel Godinho “Levante”:José Gomes Ferreira; 

segue novamente para a Rua Joaquim José António Silva Carvalho, vira à direita na Rua Manuel Tavares Melro, até à Rua José Maria da Silva, a Margarida Gomes Costa; 

volta para trás em direção ao Largo da Igreja passa pela zona industrial de Cucujães para a Rua do Mosteiro para o largo da Igreja Lar de Santa Teresinha.

segunda-feira, 31 de maio de 2021

FOLHA PAROQUIAL DOMINGO DA SANTISSIMA TRINDADE - 30-05-2021

Caríssimos  Paroquianos Cucujanenses.

Está de volta a Folha Paroquial "Espirito e Vida" às celebrações para o encerramento do mês de Maio; 

 Junho, a Festa do Corpo de Deus;

 o Senhor aos Enfermos; a Festa Missionária.

   Setembro - as celebrações da catequese. Vem fazer comunidade - demos graças a Deus. 

Mantendo todas as regras da DGS e as recomendações dos nossos Bispos e Párocos 

 " Prudência e segurança na procura do novo normal! Estamos todos no mesmo barco. Ninguém se salva sozinho (Papa Francisco)

sábado, 29 de maio de 2021

Liturgia - Dehonianos - Solenidade da Santíssima Trindade 30-05-2021

Liturgia - Dehonianos: Solenidade da Santíssima Trindade - Ano B  

A Solenidade que hoje celebramos não é um convite a decifrar o mistério que se esconde por detrás de "um Deus em três pessoas";
 mas é um convite a contemplar o Deus que é amor, que é família, que é comunidade e que criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor. 

Na primeira leitura, Jahwéh revela-se como o Deus da relação, empenhado em estabelecer comunhão e familiaridade com o seu Povo. É um Deus que vem ao encontro dos homens, que lhes fala, que lhes indica caminhos seguros de liberdade e de vida, que está permanentemente atento aos problemas dos homens, que intervém no mundo para nos libertar de tudo aquilo que nos oprime e para nos oferecer perspectivas de vida plena e verdadeira. 

A segunda leitura confirma a mensagem da primeira: o Deus em quem acreditamos não é um Deus distante e inacessível, que se demitiu do seu papel de Criador e que assiste com indiferença e impassibilidade aos dramas dos homens; mas é um Deus que acompanha com paixão a caminhada da humanidade e que não desiste de oferecer aos homens a vida plena e definitiva. 

No Evangelho, Jesus dá a entender que ser seu discípulo é aceitar o convite para se vincular com a comunidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Os discípulos de Jesus recebem a missão de testemunhar a sua proposta de vida no meio do mundo e são enviados a apresentar, a todos os homens e mulheres, sem excepção, o convite de Deus para integrar a comunidade trinitária.

sábado, 22 de maio de 2021

Solenidade do Pentecostes - Domingo 23-05-2021

Foto: Odres Nuevos
" As comunidades construídas à volta de Jesus são animadas pelo Espírito. 
O Espírito é esse sopro de vida que transforma o barro inerte numa imagem de Deus, que transforma o egoísmo em amor partilhado, que transforma o orgulho em serviço simples e humilde… 
É Ele que nos faz vencer os medos, superar as cobardias e fracassos, derrotar o cepticismo e a desilusão, reencontrar a orientação, readquirir a audácia profética, testemunhar o amor, sonhar com um mundo novo. 
É preciso ter consciência da presença contínua do Espírito em nós e nas nossas comunidades e estar atentos aos seus apelos, às suas indicações, aos seus questionamentos.

O tema deste domingo é, evidentemente, o Espírito Santo. Dom de Deus a todos os crentes, o Espírito dá vida, renova, transforma, constrói comunidade e faz nascer o Homem Novo.

O Evangelho:(Jo 20,19-23) apresenta-nos a comunidade cristã, reunida à volta de Jesus ressuscitado. Para João, esta comunidade passa a ser uma comunidade viva, recriada, nova, a partir do dom do Espírito. É o Espírito que permite aos crentes superar o medo e as limitações e dar testemunho no mundo desse amor que Jesus viveu até às últimas consequências.

Na primeira leitura: (Actos 2,1-11),Lucas Acto sugere que o Espírito é a lei nova que orienta a caminhada dos crentes. É Ele que cria a nova comunidade do Povo de Deus, que faz com que os homens sejam capazes de ultrapassar as suas diferenças e comunicar, que une numa mesma comunidade de amor, povos de todas as raças e culturas.

Na segunda leitura; (1 Cor 12,3b-7.12-13), Paulo avisa que o Espírito é a fonte de onde brota a vida da comunidade cristã. É Ele que concede os dons que enriquecem a comunidade e que fomenta a unidade de todos os membros; por isso, esses dons não podem ser usados para benefício pessoal, mas devem ser postos ao serviço de todos."

Vigília do Pentecostes 22-05-2021

 

Ao iniciarmos a Vigília de Pentecostes, irmãos caríssimos,
a exemplo dos Apóstolos e dos discípulos, que, com Maria,
 Mãe de Jesus, perseveravam na oração,
esperando a vinda do Espírito Santo prometido pelo Senhor, 
ouçamos agora de coração tranquilo a palavra de Deus.
Meditemos nas maravilhas que o Senhor fez
em favor do seu povo
e oremos para que o Espírito Santo,
que o Pai enviou como primícias aos que n'Ele crêem,
realize plenamente a sua obra no mundo.


VIDEO PARA RECORDARES

Igreja/Portugal: Papa envia mensagem para encerramento da Semana de EMRC


Igreja/Portugal: Papa envia mensagem para encerramento da Semana de EMRC: Lisboa, 21 maio 2021 (Ecclesia) 

– O Papa enviou hoje uma mensagem aos alunos e docentes de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), encerrando a semana dedicada a esta disciplina em Portugal, com desafios ao desenvolvimento do potencial dos estudantes. 
 “Ser educador não é meter ideias na cabeça e nada mais, não é disciplinar os alunos e nada mais. Não: ser educador é ser como um maestro da orquestra, que sabe harmonizar todas as potencialidades dos alunos, que se envolve em tudo isto”, refere Francisco, no encerramento de uma transmissão online do canal do portal ‘Educris’, do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).  

  A intervenção sublinhou a necessidade de “educar as três linguagens da pessoa”, falando na “linguagem da mente, a linguagem do coração e a linguagem das mãos”.  

  Um professor, insistiu o Papa, “harmoniza tudo, ensinar a pensar, ensinar a sentir, ensinar a agir, a ser”.  
  “Tudo numa tal harmonia que os alunos cheguem a pensar o que sintam e o que fazem; sintam o que pensam e o que fazem; façam o que sintam e o que pensam”, apontou.  

  Em frente! Não teorizem sobre a Educação, a Educação é acompanhar, fazer um caminho, de tal maneira que os rapazes e as raparigas cresçam cada vez mais. Que Deus vos abençoe e em frente! Rezem por mim, por favor”.  

  No final do concerto falado com o cantor e compositor Fernando Daniel, o SNEC apresentou ainda mensagens de responsáveis católicos portugueses que apelaram à inscrição na disciplina de EMRC, para o próximo ano letivo.  
  D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, afirmou que este é “um espaço de cidadania, para todos”.
Lê mais

domingo, 16 de maio de 2021

Solenidade da Ascenção do Senhor 16-05-2021

 . Também hoje, Solenidade da Ascensão do Senhor, dada a riqueza e a delicadeza da filigrana do texto do Evangelho de Marcos 16,15-20, que constitui a sua conclusão, e que vamos ter a graça de escutar, parece-me importante começar por colocar o texto diante dos nossos olhos, começando com o v. 14:

«16,14Em último lugar fez-se ver aos Onze, enquanto estavam à mesa, e reprovou a sua incredulidade e dureza de coração, porque não acreditaram naqueles que o tinham visto ressuscitado. 15E disse-lhes: “Indo por todo o mundo, anunciai o Evangelho a toda a criatura

LÊ mais Mesa de Palavras https://mesadepalavras.wordpress.com/

terça-feira, 11 de maio de 2021

Faz comunidade liga-te em oração



Capelinha de Nossa Senhora de Fátima de Margonça 

Terço às 21h amanhá dia 12 de maio

Papa  Francisco:

 “Queridos irmãos e irmãs, contemplar juntos a face de Cristo com o coração de Maria, nossa Mãe, nos tornará ainda mais unidos como família espiritual e nos ajudará a superar esta provação. Eu rezarei por vocês, especialmente pelos mais sofredores, e vocês, por favor, rezem por mim. Eu lhes agradeço e os abençoo de coração.”

Vaticano: Papa institui ministério de Catequista

Vaticano: Papa institui ministério de Catequista: Cidade do Vaticano, 11 mai 2021 (Ecclesia)

 – O Papa Francisco decidiu instituir o ministério de catequista, na Igreja Católica, através da carta apostólica (Motu Proprio) ‘Antiquum ministerium’, publicado hoje pelo Vaticano.
 “Depois de ter ponderado todos os aspetos, em virtude da autoridade apostólica, instituo o ministério laical de catequista”, escreve Francisco.

 O texto sublinha que “ainda hoje, há muitos catequistas competentes e perseverantes que estão à frente de comunidades em diferentes regiões, realizando uma missão insubstituível na transmissão e aprofundamento da fé”. 
A decisão diz respeito a homens e mulheres que não pertencem ao clero nem a institutos religiosos, reconhecendo de forma “estável” o serviço que prestam na transmissão da fé, “desempenhado de maneira laical como exige a própria natureza do ministério”.

 “Convém que, ao ministério instituído de catequista, sejam chamados homens e mulheres de fé profunda e maturidade humana, que tenham uma participação ativa na vida da comunidade cristã, sejam capazes de acolhimento, generosidade e vida de comunhão fraterna, recebam a devida formação bíblica, teológica, pastoral e pedagógica para ser solícitos comunicadores da verdade da fé e tenham já maturado uma prévia experiência de catequese”, precisa Francisco.

O Papa assinala que o ministério laical como o de catequista imprime uma “acentuação maior ao empenho missionário típico de cada um dos batizados”, convidando as comunidades católicas a rejeitar “qualquer tentativa de clericalização”.

A carta apostólica ‘Ministério Antigo’ refere que o catequista deve estar ao “serviço pastoral da transmissão da fé” que se desenvolve nas suas diferentes etapas, desde o “primeiro anúncio” à formação permanente, passando pela preparação para os sacramentos da iniciação cristã (Batismo, Confirmação e Eucaristia).