sábado, 26 de fevereiro de 2022

Ano C – 8.º Domingo do Tempo Comum - 27-02-2022

Ano C – 8.º Domingo do Tempo Comum: Aquilo que nos preenche o coração e testemunhamos é a verdade de Jesus, ou são os nossos interesses e critérios egoístas? A liturgia da palavra deste 8.º domingo do tempo comum convida-nos a refletir sobre esta questão. 

O Evangelho dá-nos os critérios para discernir o verdadeiro do falso mestre: o verdadeiro mestre é aquele que apenas apresenta a proposta de Jesus gerando, com o seu testemunho, comunhão, união, fraternidade, amor; o falso mestre, cujo anúncio não tem nada a ver com o de Jesus, é aquele que manifesta intolerância, hipocrisia, autoritarismo e cujo testemunho gera divisões e confusões. 

 Na mesma linha, a primeira leitura do Livro de Ben-Sirá dá-nos um conselho muito prático e útil: não julguemos as pessoas pela primeira impressão ou por atitudes mais ou menos teatrais, mas deixemo-las falar, escutando-as com tempo e atenção, pois as palavras revelam a verdade ou a mentira que há em cada coração. Escuta: a grande atitude de um processo sinodal! 

 Na segunda leitura, Paulo conclui a catequese aos coríntios sobre a ressurreição. Nessa centralidade, viver e testemunhar com verdade, sinceridade e coerência a proposta de Jesus é o caminho necessário para a vida plena que Deus nos reserva.

Sem comentários: