sábado, 27 de outubro de 2018

C - Terceira letra da palavra EUCARISTIA

Esta é a terceira semana  da partilha de uma proposta resumida do livro "Ficai connosco Senhor" da XXII Semana Bíblica Nacional em 2000"

"a proposta ajuda a re-descobrir a E-U-C-A-R-I-S-T-I-A como a maior riqueza da Igreja, o dom maior da Santíssima Trindade.
com a
Primeira letra da palavra Eucaristia E - ENCARNAÇÃO
Segunda semana é a letra U - UNIDADE
Esta semana C - CORAÇÃO

Palavra de Deus Jo 13,1-15,31-35

A Eucaristia nasce do coração apaixonado do Senhor "Ele que amara os seus. levou o Seu amor por eles até ao extremo" (Jo 13,1)A Tradição da Igreja viu sempre do sangue que brotou do lado aberto de Cristo na Cruz (Jo 19,34) um símbolo da Eucaristia. Escreve São Boaventura " Para que do lado de Cristo morto na cruz se forma-se a Igreja e se cumprisse a Escritura que diz: Onde olhas para Aquele que trespassaram, a Divina Providencia permitiu que um dos soldados Lhe abrisse com a lança sacrissanto e dele fizesse brotar sangue e agua. Este é o preço da nossa redenção, saida daquela divina fonte, isto é, do intino do Sru Coração, para dar aos Sacramentos da Igreja o poder de conferir a vida da graça e se tornar para aqueles que vivem em Cristo, uma fonte de àgua viva que jorra para a vida eterna"(LH,III, p. 635)

(...)A Eucaristia é o sacramento do imenso amor de Deus, um Deus que, em Jesus, desce dos céus, coloca um avental à cintura e coloca-se de joelhos diante da pessoa humana. Na escola da Eucaristia, aprendemos a amar e a servir como Jesus a entregar a nossa vida para levar alegria aos irmãos a ter um coração preocupados com a fome e a justiça no mundo um coração solidário com os que sofrem.

Na sua primeira carta São João tira as consequências: "foi com isto que ficamos a conhecer o amor: Ele, Jesus deu a sua vida por nós; assim também nós devemos dar a nossa vida pelos irmãos; Se alguém possuir bem deste mundo e, vendo o seu irmão com necessidades, lhe fechar o seu coraçao, como é que o amor de Deus permanece nele?
Meus filhinhos não amemos com palavras nem com a boca, mas com obras e em verdade." (I Jo 13.17)

Oração
Pai Santo, abri os olhos do nosso coração
as necessidades e sofrimentos dos nossos irmãos
inspirai as nossas palavras e obras
para confortarmos os que andam cansados e oprimidos;
e ensinai-nos a servi-los de coração sincera,
segundo o mandamento e exemplo de Cristo.
fazei que a nossa Igreja seja testemunho vivo
da verdade e da liberdade, da justiça e da paz,
para que em todas as pessoas e povos
se renove a esperança de um mundo novo"
(Missal Romano p.1179)

Sem comentários: