sábado, 27 de outubro de 2018

Preparar Eucaristia do Próximo Domingo 28-10.18

Hoje amigos, trouxe mais um pouco da Eucaristia de amanhã...
Se clicares aqui vais preparar as duas Leituras, as varias Orações o Salmo da Eucaristia do próximo Domingo.
Fica com Deus!

EVANGELHO Mc 10, 46-52
«Mestre, que eu veja»

A profecia da primeira leitura, dizendo que entre os retornados do exílio estaria o cego, realiza-se em Jesus Cristo. O cego, proclamando-O “Filho de David”, reconhece n’Ele o Messias. Jesus, curando-o, recompensa a sua fé; mas simultaneamente mostra que os tempos do Messias e da salvação por Ele oferecida a todos os homens tinham chegado ao meio deles.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, quando Jesus ia a sair de Jericó com os discípulos e uma grande multidão, estava um cego, chamado Bartimeu, filho de Timeu, a pedir esmola à beira do caminho. Ao ouvir dizer que era Jesus de Nazaré que passava, começou a gritar: «Jesus, Filho de David, tem piedade de mim». Muitos repreendiam-no para que se calasse. Mas ele gritava cada vez mais: «Filho de David, tem piedade de mim». Jesus parou e disse: «Chamai-o». Chamaram então o cego e disseram-lhe: «Coragem! Levanta-te, que Ele está a chamar-te». O cego atirou fora a capa, deu um salto e foi ter com Jesus. Jesus perguntou-lhe: «Que queres que Eu te faça?». O cego respondeu-Lhe: «Mestre, que eu veja». Jesus disse-lhe: «Vai: a tua fé te salvou». Logo ele recuperou a vista e seguiu Jesus pelo caminho.

Palavra da salvação.


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Olhai, Senhor, para os dons que Vos apresentamos
e fazei que a celebração destes mistérios
dê glória ao vosso nome.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


ANTÍFONA DA COMUNHÃO cf. Salmo 19, 6
Celebramos, Senhor, a vossa salvação
e glorificamos o vosso santo nome.

Ou Ef 5, 2
Cristo amou-nos e deu a vida por nós,
oferecendo-Se em sacrifício agradável a Deus.

1 comentário:

francisco disse...

Da 2ª leitura: "Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec", é o Sacríficio da Cruz oferecido continuamente nos nossos altares até ao fim-dos-tempos, para nossa santificação e salvação.

Do Papa São João XXIII: "Quem ignora que a Igreja Católica...celebra um só sacrifício, o Eucarístico, em que o próprio Cristo, nosso Salvador e Redentor, de modo incruento mas real, como outrora pregado na cruz do Calvário, se imola cada dia por nós todos, e difunde misericordiosamente sobre nós os tesouros infinitos da sua graça? Por isso, com muita razão notou S. Cipriano: "Não é lícito estabelecer outro altar e um novo sacerdócio, além do único altar e do único sacerdócio"."

O que distingue uma missa católica de uma ceia protestante é precisamente o facto de na missa católica ser oferecido e se tornar presente no Altar o Sacrifício da Cruz e o Senhor se dar realmente presente em Corpo e Alma em comunhão, enquanto que na ceia protestante temos apenas uma refeição de acção de graças e o Senhor está presente simbolicamente no pão e no vinho. Na primeira a alma acolhe a salvação que Deus lhe oferece e os bens terrenos e as boas obras são o caminho para os bens eternos, na segunda esquecemos a salvação da alma e os bens eternos e procuramos que Deus nos salve nos bens terrenos.

Não ignoremos o que a Igreja Católica faz, o que acontece no Altar, onde estamos e para onde vamos.

Diz também o Papa São João XXIII: "A Igreja Católica manda crer fiel e firmemente tudo o que Deus revelou, isto é, o que está contido na Sagrada Escritura e na Tradição tanto oral como escrita e, no decurso dos séculos, desde o tempo dos apóstolos foi estabelecido e definido pelos Sumos Pontífices e pelos legítimos Concílios Ecuménicos. Sempre que alguém se afastou desta verdade, a Igreja com a sua materna autoridade não deixou de o chamar repetidamente ao recto caminho. Pois sabe muito bem e defende que há uma só verdade e que não podem admitir-se "verdades" contrárias entre si; faz sua a afirmação do Apóstolo das gentes: "Nada podemos contra a verdade, mas pela verdade" (2 Cor 13,8)."