sábado, 24 de agosto de 2019

Igreja/Formação: Fátima acolhe uma nova edição do Curso de Missiologia

Igreja/Formação: Fátima acolhe uma nova edição do Curso de Missiologia:

(…)
Foto:Padre Rui Ferreira fez a sua consagração missionária em 2016, 
no Seminário da Boa Nova em Valadares, na Diocese do Porto 
“Encontrei um povo pobre materialmente, mas muito rico em alegria, em fé, extremamente acolhedor”, salienta este missionário, que recorda desafios que para a cultura europeia passam muito ao lado, a começar pela “questão da água”. “Estar numa cidade com cerca de 250 mil pessoas, uma capital provincial, em que a maioria das populações não tem acesso a água potável. São coisas que não nos passam pela cabeça, mas que nós ultrapassamos”, frisa o missionário da Boa Nova, de 36 anos, que lembra também toda a problemática das doenças, que ainda subsiste por resolver. “Em 2013 quando cheguei a Pemba estava a haver o maior surto de cólera desde os anos 80, todos os dias morriam dezenas de pessoas. 

Tudo nos desafia a descermos, a nos despojarmos, e depois a sermos capazes de estar com o povo, a fazermo-nos um com o povo”, assinala o sacerdote. “É uma grande alegria sair e estar com as pessoas a partilhar a mesma fé, e que neste caminho, neste processo, vão acontecendo muitas coisas, muitas maravilhas, muitos pequenos gestos, muitos pequenos grandes milagres”, conta ainda. 

Este domingo, no Programa ECCLESIA na Antena 1, a partir das 6h00 da manhã, a conversa com o padre Rui Ferreira, dos Missionários da Boa Nova, gira à volta do curso de missiologia que decorre entre 26 e 31 de agosto em Fátima. O sacerdote percorre também os primórdios da sua vocação, que o fez deixar para segundo plano a formação em Psicologia Social e das Organizações; e a história da sua ligação a Moçambique, território que brevemente vai ser visitado pelo Papa Francisco. “É uma bênção para o povo, é uma alegria, e posso testemunhar que já desde maio que na cidade de Maputo há ensaios todos os fins de semana, sábado, domingo e outros dias, para a Missa papal e para outras atividades”, complementa.

Sem comentários: