quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Sociedade: Férias são «tempo de reflexão», antes de recomeços e novas etapas

Sociedade: Férias são «tempo de reflexão», antes de recomeços e novas etapas: Lisboa, 27 ago 2019 (Ecclesia)
– A psicóloga Cristina Sá Carvalho, responsável pelo Setor da Catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), afirma que o tempo das férias “devia ser aproveitado como tempo de reflexão”, numa sociedade “muito afetada pela patologia do tempo”.

 “Estamos sobrecarregados de informação, acabamos por ter pouco tempo para o que é importante e, nesse sentido, as férias deviam ser pensadas a longo prazo, para evitar a ansiedade das férias, às vezes, colocamos expectativas extraordinárias que não se cumprem e acaba por se perder o que têm de bom que é fazer essa interrupção”, disse à Agência ECCLESIA.

Para Cristina Sá Carvalho, mesmo quando não existe oportunidade de “sair de casa” durante as férias, pelo facto de não se ir trabalhar, há oportunidade para existir “mais sossego”, “de fazer coisas diferentes”, o que também “supõe alguma disciplina, alguma planificação”.

“Nas férias uma das coisas que devíamos fazer é uma desintoxicação do telemóvel, até dos telefonemas dos amigos, deixar só uma hora por dia que esteja ligado, para podermos apreciar tudo o que está à nossa volta, apreciarmo-nos a nós mesmos”, desenvolveu.

Segundo a psicóloga, hoje, a questão das dependências do trabalho “está ligeiramente ultrapassada” quando há uma década alguém que vivia permanentemente para o trabalho era visto como “suprassumo” e toda uma geração se “refugiou no trabalho para não viver o resto da sua vida”.

 “Estamos a aprender com gerações mais jovens, os Millennials (Geração Y), por exemplo, que têm uma relação com o trabalho muito mais fluida, não têm aquelas expectativas de ficar numa empresa para toda a sua vida e gostam de outras coisas, vão-se muito facilmente embora dos lugares de trabalho senão gosta do relacionamento, senão estão a crescer”, explicou.


Lê mais

Sem comentários: