terça-feira, 3 de setembro de 2019

Consistório 2019: Novo cardeal português fala em chamamento a «serviço mais radical» (c/áudio)

Consistório 2019: Novo cardeal português fala em chamamento a «serviço mais radical» (c/áudio):

D. José Tolentino Mendonça sublinha importância da «humildade» no trabalho com o Papa Cidade do Vaticano, 02 set 2019 (Ecclesia)

 – O novo cardeal português, D. José Tolentino Mendonça, disse hoje que a nomeação do Papa Francisco é um chamamento para um “serviço mais radical”, ao Papa e a toda a Igreja.

“O meu primeiro sentimento, que ainda ressoa no meu coração, é aquela frase, aquele imperativo que Jesus dizia no Evangelho de ontem: ‘procura o último lugar’. Senti isso com muita clareza nesse chamamento que o Santo Padre me faz e que, de facto, é um chamamento ainda para um serviço mais radical e com uma humildade muito grande na colaboração com o Santo Padre e com a unidade de toda a Igreja”, referiu, em declarações ao portal ‘Vatican News’.

O Papa anunciou este domingo, pouco depois do meio-dia de Roma (menos uma em Lisboa), a decisão de convocar um Consistório para a criação de 13 cardeais, a 5 de outubro, entre eles o arquivista e bibliotecário da Santa Sé, D. José Tolentino Mendonça.

Biblista, investigador, poeta e ensaísta, o sexto cardeal português do século XXI era vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa quando foi convidado por Francisco para pregar o retiro de Quaresma da Cúria Romana, em 2018; em julho do mesmo ano, o Papa nomeou-o arquivista e bibliotecário da Santa Sé.
Lê mais

Sem comentários: