sábado, 28 de setembro de 2019

Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 29-09- 2019

Este domingo, a Igreja Católica celebra o 105.º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado.

 O Papa Francisco na sua mensagem interpeladora lembra que ‘não se trata apenas de migrantes’ e acrescenta o subtema ‘trata-se também dos nossos medos’.
(…)
"A fé assegura-nos que o Reino de Deus já está, misteriosamente, presente sobre a terra (cf. Conc. Ecum. Vat. II, Const. past. Gaudium et spes , 39); contudo, mesmo em nossos dias, com pesar temos de constatar que se lhe deparam obstáculos e forças contrárias. Conflitos violentos, verdadeiras e próprias guerras não cessam de dilacerar a humanidade; sucedem-se injustiças e discriminações; tribula-se para superar os desequilíbrios económicos e sociais, de ordem local ou global. E quem sofre as consequências de tudo isto são sobretudo os mais pobres e desfavorecidos
(…)
«Tranquilizai-vos! Sou Eu! Não temais!» ( Mt 14, 27). Não se trata apenas de migrantes: trata-se também dos nossos medos . As maldades e torpezas do nosso tempo fazem aumentar «o nosso receio em relação aos “outros”, aos desconhecidos, aos marginalizados, aos forasteiros (…). E isto nota-se particularmente hoje, perante a chegada de migrantes e refugiados que batem à nossa porta em busca de proteção, segurança e um futuro melhor. É verdade que o receio é legítimo, inclusive porque falta a preparação para este encontro» ( Homilia , Sacrofano, 15 de fevereiro de 2019). O problema não está no facto de ter dúvidas e receios. O problema surge quando estes condicionam de tal forma o nosso modo de pensar e agir, que nos tornam intolerantes, fechados, talvez até – sem disso nos apercebermos – racistas. E assim o medo priva-nos do desejo e da capacidade de encontrar o outro, a pessoa diferente de mim; priva-me duma ocasião de encontro com o Senhor (cf. Homilia na Missa do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado , 14 de janeiro de 2018).

Lê toda a mensagem do Papa Francisco 

Sem comentários: