terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Liturgia: Vaticano publica novas orientações sobre a celebração de Santa Marta, Maria e Lázaro

Liturgia: Vaticano publica novas orientações sobre a celebração de Santa Marta, Maria e Lázaro: “
(...)
"Esta união entre santidade e inteligência das coisas divinas em conjunto com as humanas, resplandece, de modo particular, naqueles que são ornados com o título de ‘doutores da Igreja’. 
Com efeito, a sabedoria que carateriza estes homens e mulheres não lhes diz unicamente respeito, uma vez que, tornando-se discípulos da divina Sabedoria, se tornaram, por sua vez, mestres de sabedoria para toda a comunidade eclesial”, destaca o documento. 

 São Gregório de Narek (950-1005), místico arménio oriundo do final do primeiro milénio, notabilizou-se pela sua escrita e doutrina; a sua memória litúrgica passa a celebrar-se a 27 de fevereiro. 

 São João de Ávila (c. 1499-1569), canonizado a 31 de maio 1970 por Paulo VI, apoiou Santa Teresa de Ávila na reforma da Ordem Carmelita e o português São João de Deus na fundação de casas de apoio aos desfavorecidos; a sua memória litúrgica passa a celebrar-se a 10 de maio. 

 Santa Hildegarda de Bingen, religiosa nascida no fim do século XI em Bermershein, atual Alemanha, “assumiu o carisma beneditino no meio da cultura medieval”, “foi uma autêntica professora da teologia e estudou aprofundadamente a ciência natural e a música”, disse Bento XVI quando anunciou a decisão de a declarar doutora da Igreja, em 2012; a sua memória litúrgica passa a celebrar-se a 17 de setembro. 

 A Igreja Católica reconheceu até hoje 36 doutores, entre os quais Santo António de Lisboa O título de doutor da Igreja é atribuído a fiéis que se distinguiram pela santidade de vida, ortodoxia doutrinal e ciência.

Sem comentários: