terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

LUSOFONIAS – Na mesma Arca, na mesma Barca!

LUSOFONIAS – Na mesma Arca, na mesma Barca!: A Fé leva-nos a acolher a verdade para sermos
testemunhas de Cristo vivo e solidário com os mais frágeis. Quem jejua e partilha com os mais pobres está a acumular a riqueza do Amor de Deus. A Quaresma é tempo de largarmos as amarras que nos prendem aos bens que consumimos em exagero e às informações que nos saturam e estragam, muitas vezes, as nossas relações.

A Esperança abre-nos a um futuro de misericórdia, aberto por Cristo. Deus tem a última palavra na história dos humanos. Como Pai, Deus cuida com paciência da sua Criação e faz um apelo à nossa paciência nas relações com Ele, com os irmãos e com a natureza criada, a quem maltratamos tantas vezes.

O Papa pede que, nesta Quaresma apostemos mais no perdão e na fraternidade, dizendo ‘palavras de incentivo que reconfortam, consolam, fortalecem, estimulam, em vez de palavras que humilham, angustiam, irritam e desprezam’ (FT 223).

Há que rezar mais e melhor, apostando no recolhimento que nos permite invocar de Deus inspiração e luz interior.

Finalmente, a Caridade é apresentada como a mais alta expressão da Fé e da Esperança. 
 A Caridade é o impulso do coração que nos faz sair de nós e aprofundar a partilha e a comunhão. Por vezes, não temos muito para partilhar, mas o nosso ‘pouco’, se for partilhado com amor, nunca acaba, mas até se transforma em reserva de vida e felicidade.

E, claro, esta Quaresma será marcada pela pandemia e suas vítimas, num número cada vez mais expressivo. Por isso, o Papa alerta: ‘viver uma Quaresma de Caridade significa cuidar de quem se encontra em condições de sofrimento, abandono ou angústia por causa da covid 19’. Conclui que ‘cada etapa da vida é um tempo para crer, esperar e amar’. 

A Salvação está sempre ao nosso alcance: ontem na mesma Arca, hoje na mesma Barca!

Sem comentários: