Em tempos de incerteza D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) considerou fundamental o papel dos pais na formação cristã dos seus filhos e deixou alguns desafios e linhas de atuação para o novo ano catequético.
“Não sabemos com vai ser o futuro. Sabemos que o papel dos pais vai ser fundamental na formação da fé dos filhos”
.
(...)
«Ser Catequista»: mais do que um curso, um percurso
Durante a tarde foi apresentado o curso «Ser Catequista» que substitui o curso de iniciação catequética e que faz parte da estratégia da catequese em Portugal para a formação dos catequistas e que vem substituir o curso de iniciação.
A nova formação propõe um “percurso de fé para os próprios catequistas para que possam ser para outros testemunhas do encontro com Jesus Cristo” como explicou ao EDUCRIS o padre José Henrique Pedrosa.
“Mais do que um curso trata-se de um percurso de fé que se pretende fazer com s catequistas. Tendo em conta a sua identidade que assumem a sua missão neste campo da catequese”.
D. António Moiteiro explicou que a implementação do curso passa pela sua realização em pequenos grupos de diferentes dioceses ao longo do próximo ano pastoral.
“Vamos dar prioridade às zonas. Dioceses agrupadas em que através de pequenos grupos, possa ser feita a experiência desta nova formação”.
A reunião apresentou, ainda, a reformulação do projeto Sayes para o próximo ano catequético e anunciou, para o final do mês de setembro, a edição portuguesa do novo diretório para a catequese.
Sem comentários:
Enviar um comentário