terça-feira, 5 de julho de 2022

"Catequese familiar sabes o que é? É caminhar juntos em família, para o crescimento na fé"

 (...)
“O objetivo da Catequese Familiar é caminhar junto com as famílias, tendo em vista o crescimento dos seus membros na fé. 

“Na família, como numa igreja doméstica, devem os pais, pela palavra e pelo exemplo, ser para os filhos os primeiros arautos da fé e favorecer a vocação própria de cada um, especialmente a vocação sagrada.” (LG11)
A família é o lugar primário de educação e espaço privilegiado para a educação e iniciação religiosa dos filhos. Também a história e a experiência parecem confirmá-lo: a família é o espaço por excelência onde têm lugar a primeira socialização religiosa e os passos fundamentais da iniciação na vida cristã.” (Emílio Alberich Sotomayor)

Em casa:
- Cada família escolhe o momento mais oportuno.  A missão dos pais é a de testemunhar a fé aos filhos, com momentos próprios de diálogo, de oração e de confronto com a vida.
- O diálogo em família, entre pais e filhos, é o momento central de toda a Catequese Familiar.
Na paróquia: 
- Encontro quinzenal do grupo de pais com o casal de animadores e das crianças com a catequista, à mesma hora
- Neste encontro são fornecidas aos pais algumas pistas  para as catequeses em casa
- Procura-se suscitar a descoberta da fé dos adultos com sugestões do Guia do  Animador Familiar ou outras
 Os pais têm a possibilidade de fazer reflexão sobre leituras da Sagrada Escritura. Há lugar a um espaço de discussão e partilha.
No último encontro do mês faz-se a avaliação
Recursos Humanos 
Catequistas animadores para os encontros pais (de preferência um casal); Catequistas para acompanhamento crianças (Exige-se do catequista capacidade de síntese e  de abordagem dos temas, de forma diferente, para não haver repetição das catequeses em casa);
Recursos Materiais
Salas diferenciadas (pais e crianças) /Bíblias/ Materiais apoio de acordo com o tema do encontro.

 O SNEC disponibiliza: catecismo, guia do animador familiar e guia dos pais.  A consultar: outros de caráter formativo (CIC, Compêndio do CIC, Youcat, e outras obras como “A Família, Lugar de Educação na Fé?” (Emílio Alberich Sotomayor) “Catequese Familiar” (Pe. Vasco da Cruz Gonçalves)

Uma experiência destas depende sempre do meio em que se desenvolve, devendo ser adaptada ao ritmo de cada comunidade.
“Igreja Santa de Deus, tu não podes cumprir a tua missão, não podes realizar a tua missão, no mundo, senão por meio da FAMÍLIA e sua missão!”
(João Paulo II, Oservatore Romano 31.12.1988)

Com este ou outro projeto… A nossa catequese será sempre familiar ao valorizarmos a família, atuando em conjunto com a pastoral familiar, mas não abrindo mão da sua missão e devolvendo a sua tarefa aos pais. E será familiar compreendendo as mudanças ocorridas na família e respeitando a história familiar de cada catequizando, sem exigir uma padronização que não existe."


Sem comentários: