sábado, 8 de dezembro de 2018
Onde te encontras seguro?
"Mais do que qualquer outro tempo do Ano Litúrgico, o Advento é tempo de Maria, pois é nele que A vemos em mais íntima relação com o Seu filho, ao Qual está unida «por vínculo estreito e indissolúvel» (LG. 53).
Se o Senhor veio ao meio dos homens, se Ele vem ainda, é por meio de Maria. N’Ela se cumpre, na verdade, o mistério do Advento.
Embora, na sua origem e no seu princípio, a Solenidade da Imaculada Conceição, que vem do século XI, não nos apareça em ligação com o Advento, contudo ela é uma verdadeira festa do Advento. Ela é a aurora que precede, anuncia e traz em si o Dia novo, que está para surgir no Natal.
Enaltecendo a Virgem Maria, esta Solenidade, em vez de nos desviar do Mistério de Cristo, leva-nos, pelo contrário, a exaltar a obra da Redenção, ao apresentar-nos Aquela que foi a primeira a beneficiar dos seus frutos, tornando-se a imagem e o modelo segundo o qual Deus quer refazer o rosto da Humanidade, desfigurado pelo pecado.
Assim como na aurora se projecta a luz do sol, de cujos raios ela tira a vida, assim em Maria Imaculada se reflecte o poder do Salvador que está para vir: a Seus méritos Ela deve, com efeito, o ter sido «remida de modo mais sublime» (LG. 53).
Festa de Advento, a Solenidade da Imaculada Conceição constitui uma bela preparação para o Natal."
quarta-feira, 5 de dezembro de 2018
IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA 2018
Dia 8 Sábado Dia Santo de guarda da IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA
"De tal modo a Imaculada Conceição caracteriza a espiritualidade dos portugueses, que durante séculos o dia 8 de dezembro foi celebrado como "Dia da Mãe" e João Paulo II incluiu no seu inesquecível roteiro da Visita Pastoral de 1982 dois Santuários que unem o Norte e o Sul de Portugal: Vila Viçosa no Alentejo e o Sameiro no Minho."
Em Cucujães como sabem celebra-se a Festa da Nossa Senhora da Conceição e o cinquentenário da inauguração da Capela de Nossa Senhora da Conceição.
Mas Amanhã dia 6 às 21h participa na Adoração Eucarística na Capela de Nossa Senhora da Conceição.
E sexta feira dia 7 às 21h na faltes ao Concerto Espiritual por Claudine Pinheiro Capela de Nª Sª da Conceição.
No dia 8 já sabes é como se fosse Domingo Dia da Mãe do Céu às Eucaristias na Paróquia são como aos domingos menos a Missa das 12 da Igreja
As 18h na Igreja celebra.se Eucaristia vespertina do 2º domingo do Advento
sábado, 1 de dezembro de 2018
«Para vós, Senhor, elevo a minha alma»
"1. «Para vós, Senhor, elevo a minha alma» (Salmo 25,1). Antífona do Cântico de Entrada que inaugura a celebração eucarística do Advento, do Ano litúrgico, do Ano inteiro.
Aponta a atitude a assumir pela Assembleia fiel e orante: a oblação permanente, a oração constante.
Para que esta atitude não fique esquecida, mas tome verdadeiramente conta de nós, as mesmas palavras são, em parte, repetidas no refrão do Salmo responsorial, que reclama também a confiança (bathah) em Deus.
Extraordinário pórtico de entrada no Advento e no novo Ano litúrgico. Belíssima forma de viver, elevando para Deus a nossa vida: a oração é a nossa vida! A nossa vida em ascensão e oração permanente, sacrifício de suave odor, incenso puro subindo para o nosso Deus. Sempre.
O Evangelho dirá com a mesma energia e alegria: «Erguei-vos e levantai a cabeça» (Lucas 21,28). É o gesto do justo justificado por Deus (Job 22,26). Página em branco, Primeira e Última, que podemos apresentar a Deus neste início de Advento e de Ano litúrgico. De Deus é a palavra e a escrita que não passa.
2. «Orando em todo o tempo», diz, a terminar, a lição do Evangelho deste Primeiro Domingo do Advento (Lucas 21,25-28 e 34-36). «Orar em todo o tempo» significa não se deixar enterrar na lama dos caminhos banais e fúteis deste tempo, de qualquer tempo, e que o Evangelho mostra que a busca desenfreada do sucesso e das falsas soluções da devassidão, da embriaguez e das preocupações da vida (Lucas 21,34) é uma teia que nos enreda e não nos deixa ver bem, belo e bom.
Andamos sempre tão atarefados com inúmeros afazeres, campos, bois, negócios, casamentos, que ficamos com o «coração pesado» e insensível, incapaz de ver o Filho-do-Homem-que-vem (Lucas 21,27), a toda a hora, nos nossos irmãos mais pequeninos!
Ora, o Advento é o Filho-do-Homem-que-vem, para que nós o acolhamos. Se o acolhermos, saímos fora da teia dos nossos afazeres que nos sufoca, o penúltimo, e entramos no mundo maravilhoso do Último, do Amor, da Liberdade, que rompe as nossas cadeias."
Lê mais: IN Mesa de Palavras
Símbolos ajudam no caminho...
O Natal é a festa do nascimento de Jesus, é, digamos, o aniversário dele. O Natal é a celebração do maior presente de Deus à humanidade: Ele deu-se a nós na Pessoa de seu Filho Único. No Natal Deus assumiu nossa natureza humana, fez-se homem.
No Natal o Deus invisível, omnipotente, eterno encarnou-se e tomou a forma de um frágil bebê. No Natal o Senhor do universo e da história entrou na história para caminhar connosco, sentir nossas dores e... mamou, chorou como qualquer criança. O Natal é a festa do Deus-Menino, do Deus-Bebê.
No Natal, Deus fez-se homem para que o homem ganhe a divindade. Então, como o Natal é uma festa soleníssima, a Igreja propõe-nos um tempo de preparação, este tempo é o advento. Iniciemos nossa meditação por ele.
A Palavra advento vem do latim adventus, que quer dizer chegada, vinda. O advento é o tempo de preparação para a grande solenidade do Natal do Senhor.
Não há como afirmar, em termos históricos, com exatidão quando a Igreja começou a celebrar o advento, de acordo com o Pe. Bortolini (2007, p.12) em “várias regiões, entre os séculos IV e VII, já se celebrava o advento como preparação ao Natal”.
Na região da Espanha e da França, esse período era marcado pelo jejum e pela penitência. Já no século VI, em Roma, o advento caracterizava-se por ser uma preparação que destacava a parusia (segunda vinda de Nosso Senhor). Ainda em Roma, na segunda metade do século VI, o advento já fazia parte da liturgia.
No Concílio Vaticano II, a Igreja estabeleceu que o advento devesse ser uma preparação que lembrasse dois aspectos da vinda de Cristo: A Parusia (nas duas primeiras semanas) e a Encarnação (nas duas últimas semanas). Desse modo, o tempo do advento compreende quatro domingos.
Assim como na quaresma, também no advento não se canta o Glória, que é um hino que expressa grande louvor a Deus, por Cristo, no Espírito Santo. Sendo o advento um tempo de espera, de expectativa, de esperança e, ao mesmo tempo, de vigilância, a Mãe Igreja nos ensina a “guardar o Glória” para a noite de Natal.
Quando Jesus nasce a Igreja toda une sua voz a voz dos anjos (Lc 2, 14). Muitas Paróquias e comunidades, nesse momento (durante o canto do Glória) levam a Imagem do Menino Jesus, em procissão até o presépio; mas há outra alternativa: Levar a imagem durante o canto de aclamação ao Evangelho. Entretanto, a primeira opção parece-nos mais adequada, pois faz uma lembrança mais direta ao canto dos anjos na noite do primeiro Natal.
Durante os domingos do advento impera a cor roxa nos paramentos, toalhas etc. O roxo nos lembra que precisamos mudar de vida, preparar o coração para receber o Menino-Deus que vai nascer. O roxo também quer fazer ressoar o chamado de São João Batista convocando todos à conversão (Lc 3, 3-6).
Como podemos notar, o advento é um tempo forte de preparação e isso significa que é um tempo que requer um aprofundamento espiritual, é um tempo de densa espiritualidade que pode e deve ser cultivada em nível pessoal, comunitário e familiar. Pois bem, como sabemos todo o ciclo do Natal é rico em símbolos que podem nos ajudar no exercício da espiritualidade ao mesmo tempo, cada um dos símbolos é tem um significado de sentido espiritual. Se conhecermos cada um desses símbolos teremos ciência do sentido espiritual que eles carregam. Isso nos ajudará a viver melhor o Natal.
As velas: A Igreja herdou do judaísmo o costume de acender velas. Para nós, católicos e cristãos em geral, ter uma vela bonita e bem ornamentada na mesa da ceia de Natal representa a Luz que é o Menino Jesus, que nasce para iluminar nossa existência. Por isso, antes da ceia é recomendável que a família acenda uma vela, preferivelmente benta, e faça uma oração ou quem sabe possa ler o evangelho próprio do dia para marcar presença de Cristo no lar.
O Natal é sem dúvida uma festa alegre de grande importância para as famílias, mas devemos lembrar que o Natal diz a cada família que ela deve ter como modelo a sagrada família de Nazaré que tinha Jesus no centro por isso a vela deve estar no centro da mesa na qual todas estão em volta. Isso indica que Jesus é o centro da vida da família católica.
A coroa do advento é uma forma de preparação que pode ser feita em família. A coroa teve origem na Alemanha, mas suas raízes mais antigas remontam aos povos pagãos. Esses povos, durante o inverno tinham a impressão que a natureza estava como que morta, por esse motivo, acendiam “velas, enfeitadas com ramos de pinho que se mantêm verdes também no inverno. Esperava-se à luz das velas, a chegada da primavera, quando a natureza renasce” (BORTOLINI, 2007, p. 14). Os cristãos assimilaram e “batizaram” essa tradição dando-lhe o sentido cristão.
As velas tinham cor roxa, já que, na cultura daquela região, o roxo indica realeza. Desse modo, as famílias cristãs, a cada domingo que antecedia o Natal faziam uma oração e acendia uma vela que era colocada em uma coroa ornamentada com fitas vermelhas. Inicialmente a Coroa é colocada em um lugar adequado com as velas todas apagadas, isso significa a experiência das trevas do pecado.
Na noite de Natal, acendia-se uma vela branca, bem ornamentada com fitas vermelhas e douradas, no centro da coroa simbolizando Cristo, Luz do mundo. Consideramos proveitoso saber o significado de cada vela da Coroa, vejamos: Primeira vela: Lembra o perdão de Deus concedido a aqueles que pecaram pela primeira vez, os nossos primeiros pais: Adão e Eva. Segunda vela: Nos lembra a fé dos patriarcas e de Abraão em primeiro lugar, pois a eles foi feito o anúncio e a promessa da Salvação. Terceira vela: Nos recorda a alegria do rei Davi, que recebeu do Senhor a promessa da Eterna Aliança. A quarta vela: Recorda os profetas pelos quais Deus anunciou a vinda do Salvador (cf. MIRANDA, 2007, p. 29).
A Mãe Igreja em paróquias e comunidades assumiu a bonita tradição de acender a coroa a cada domingo, entretanto, seria muito conveniente que resgatássemos a tradição da coroa do advento também em família.
Como seria belo se em cada semana que antecede o Natal a família se reunisse e no domingo pela manhã ou até no início da noite de sábado (18h00min h.), acendesse a vela da coroa do advento, rezasse o Ângelus acompanhado dessa breve oração: “A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, console quem está triste e encha nossos corações da alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça. Amém”. Esse simples ritual pode ajudar as famílias na preparação espiritual para o nascimento do Rei do Universo.
A ornamentação e a montagem do presépio também pode ser uma forma catequética de preparação, especialmente para as crianças. O presépio não deve ser montado de uma vez, é aconselhável que a família vá, aos poucos montando, enfeitando, colocando a cada domingo algumas peças e personagens e, na noite de Natal complete com a imagem do Menino Jesus. Essa montagem “pedagógica” do presépio pode ser realizada logo após o ritual referente à Coroa do Advento que citamos anteriormente, assim a montagem do presépio será sim de grande alegria, mas não será reduzido a um sentido folclórico ou mesmo estritamente cultural.
A Árvore de Natal: É verdade que o símbolo mais expressivo do Natal é o Presépio, mas não há como negar que em nossos dias a Árvore de Natal é um símbolo também muito difundido No entanto, a maioria das pessoas não sabe como ela surgiu, qual o seu significado, etc. Então vamos conhecer um pouco a Árvore de Natal?
Por volta do ano 723 o Bispo São Bonifácio dedicou-se em levar o Evangelho às terras alemãs. Os germânicos (é como os alemães também são chamados) eram politeístas (adoravam vários deuses) e um desses deuses era Thor (deus do trovão). Todo o povo tinha grande temor dessa divindade, pois segundo a crença mitológica, ele era dotado de fúria e força sobrenatural. Thor era representado pelo carvalho, árvore grande e antiga que era dedicada a ele. Ora, todo esse temor dificultava a evangelização, por isso São Bonifácio entendeu que devia provar que Jesus, sendo a Verdade, era infinitamente mais poderoso do que Thor, que nada mais era do que um mito. Daí, São Bonifacio pegou um machado e cortou o carvalho dedicado ao deus Thor. Sendo o carvalho uma árvore gigantesca, ao cair, foi destruindo todas as árvores em volta. Mas, havia um pinheiro muito pequeno que resistiu à destruição e tão logo São Bonifacio percebeu que o pinheirinho não havia sido arrasado, ele tomou a iniciativa de dedicar a pequenina árvore ao Menino Jesus (visto que tudo se passara no período de Natal), em substituição ao carvalho de Thor. Desse modo, para a tradição cristã, a Árvore de Natal, é a árvore da vida nova trazida por Cristo Jesus. Ao mesmo tempo ela é uma referência a Árvore da vida plantada no jardim do Édem (cf. Gn 2,9).
Ao armar a Árvore de Natal, a família deve compreender o sentido espiritual desse costume. Ao armar a árvore, a família esta expressando ao Senhor que aquele lar se compromete em ser um pequeno Édem, deve procurar ser um pequeno paraíso, um terreno fértil de santidade, fruto da fé em Cristo e que diante da destruição, fruto do pecado, a família permanecerá fiel. Se não for desse modo, a árvore pode estar cheia de luzes e enfeites muito bonitos, mas não será uma Árvore de Natal.
Luzes: Com o advento da luz elétrica, aos poucos as velas foram dando espaço às luzes. As velas jamais perdem o encanto e o significado de gastar-se, consumir-se; porém, as luzes também foram “cristianizadas”, e representam a luz de Cristo que deve brilhar em nossas vidas.
Cores do Natal: O Natal é uma festa de grande alegria e isso nos remete ao colorido, isso não é errado, entretanto, tradicionalmente as cores do Natal são: Verde (Significa a esperança de salvação que se concretiza com a vinda de Jesus, lembra também renovação, vida nova); vermelho (Recorda o fogo do Espírito Santo que conduz a Igreja, lembra também o Amor de Deus, em algumas regiões é uma referência a realeza); dourado (nos recorda que o Menino que nasceu no Presépio em Belém é o Rei dos reis, ou seja, é a cor da realeza por excelência, lembra também a luz da sabedoria de Deus que deve guiar a vida de todo fiel).
Guirlanda na porta da casa: A guirlanda deve ser verde, feita de ramos entrelaçados e muito bem adornada. Já o sentido da cor verde. Os ramos entrelaçados simbolizam o Mistério da Encarnação, ou seja, Deus que se fez homem. Os ornamentos, enfeites representam a beleza de Deus. O circulo (toda guirlanda é circular), lembra que Deus é eterno, não teve princípio e nem terá fim, por isso Jesus é o alfa e o ômega de todas as coisas, isto é, o princípio e o fim de todas as coisas. Colocar a guirlanda na porta da casa também significa que aquela família assume um compromisso, uma aliança com Deus. Também é um sinal de que Deus habita naquela casa. Em alguns lugares a guirlanda não é colocada na porta e sim em cima, no umbral da porta significando que todo aquele que passe por baixo dela recebe, simbolicamente, a benção de Deus, por isso seria conveniente que a guirlanda fosse benta antes de ser posta na porta ou no umbral da mesma.
A Novena de Natal é uma forma de preparação de grande riqueza espiritual e catequética. A novena ressalta que o sentido do Natal é religioso e não mercadológico. Faz bem ao espírito o encontro fraternal entre as famílias, que peregrinam de casa em casa levando a imagem de Jesus Menino, em clima de oração, realizando a leitura e a meditação da Escritura Sagrada. Como na noite de Natal as famílias comemoram em suas casas, é de grande proveito espiritual e fraternal que no último dia da novena cada família possa levar algo, para que se realize uma ceia, fruto da partilha, em espírito de comunhão. A Igreja não estabelece dias fixos para que se faça a novena, o que importa é que aconteça no período do Advento. Mas é interessante que o último dia da Novena seja próximo do Natal.
Até aqui falamos de símbolos que nos ajudam na preparação para o Natal, porém foram ressaltados os aspectos comunitário e familiar, entretanto, não podemos esquecer o aspecto pessoal.
Neste aspecto, uma boa confissão já prepara o coração para acolher o Menino Jesus. Uma outra forma de preparação pessoal pode ser a meditação dos textos bíblicos que a Igreja nos propõe. A oração do Santo Terço também pode ser uma maneira de preparação pessoal."
No Natal o Deus invisível, omnipotente, eterno encarnou-se e tomou a forma de um frágil bebê. No Natal o Senhor do universo e da história entrou na história para caminhar connosco, sentir nossas dores e... mamou, chorou como qualquer criança. O Natal é a festa do Deus-Menino, do Deus-Bebê.
No Natal, Deus fez-se homem para que o homem ganhe a divindade. Então, como o Natal é uma festa soleníssima, a Igreja propõe-nos um tempo de preparação, este tempo é o advento. Iniciemos nossa meditação por ele.
A Palavra advento vem do latim adventus, que quer dizer chegada, vinda. O advento é o tempo de preparação para a grande solenidade do Natal do Senhor.
Não há como afirmar, em termos históricos, com exatidão quando a Igreja começou a celebrar o advento, de acordo com o Pe. Bortolini (2007, p.12) em “várias regiões, entre os séculos IV e VII, já se celebrava o advento como preparação ao Natal”.
Na região da Espanha e da França, esse período era marcado pelo jejum e pela penitência. Já no século VI, em Roma, o advento caracterizava-se por ser uma preparação que destacava a parusia (segunda vinda de Nosso Senhor). Ainda em Roma, na segunda metade do século VI, o advento já fazia parte da liturgia.
No Concílio Vaticano II, a Igreja estabeleceu que o advento devesse ser uma preparação que lembrasse dois aspectos da vinda de Cristo: A Parusia (nas duas primeiras semanas) e a Encarnação (nas duas últimas semanas). Desse modo, o tempo do advento compreende quatro domingos.
Assim como na quaresma, também no advento não se canta o Glória, que é um hino que expressa grande louvor a Deus, por Cristo, no Espírito Santo. Sendo o advento um tempo de espera, de expectativa, de esperança e, ao mesmo tempo, de vigilância, a Mãe Igreja nos ensina a “guardar o Glória” para a noite de Natal.
Quando Jesus nasce a Igreja toda une sua voz a voz dos anjos (Lc 2, 14). Muitas Paróquias e comunidades, nesse momento (durante o canto do Glória) levam a Imagem do Menino Jesus, em procissão até o presépio; mas há outra alternativa: Levar a imagem durante o canto de aclamação ao Evangelho. Entretanto, a primeira opção parece-nos mais adequada, pois faz uma lembrança mais direta ao canto dos anjos na noite do primeiro Natal.
Durante os domingos do advento impera a cor roxa nos paramentos, toalhas etc. O roxo nos lembra que precisamos mudar de vida, preparar o coração para receber o Menino-Deus que vai nascer. O roxo também quer fazer ressoar o chamado de São João Batista convocando todos à conversão (Lc 3, 3-6).
Como podemos notar, o advento é um tempo forte de preparação e isso significa que é um tempo que requer um aprofundamento espiritual, é um tempo de densa espiritualidade que pode e deve ser cultivada em nível pessoal, comunitário e familiar. Pois bem, como sabemos todo o ciclo do Natal é rico em símbolos que podem nos ajudar no exercício da espiritualidade ao mesmo tempo, cada um dos símbolos é tem um significado de sentido espiritual. Se conhecermos cada um desses símbolos teremos ciência do sentido espiritual que eles carregam. Isso nos ajudará a viver melhor o Natal.
As velas: A Igreja herdou do judaísmo o costume de acender velas. Para nós, católicos e cristãos em geral, ter uma vela bonita e bem ornamentada na mesa da ceia de Natal representa a Luz que é o Menino Jesus, que nasce para iluminar nossa existência. Por isso, antes da ceia é recomendável que a família acenda uma vela, preferivelmente benta, e faça uma oração ou quem sabe possa ler o evangelho próprio do dia para marcar presença de Cristo no lar.
O Natal é sem dúvida uma festa alegre de grande importância para as famílias, mas devemos lembrar que o Natal diz a cada família que ela deve ter como modelo a sagrada família de Nazaré que tinha Jesus no centro por isso a vela deve estar no centro da mesa na qual todas estão em volta. Isso indica que Jesus é o centro da vida da família católica.
A coroa do advento é uma forma de preparação que pode ser feita em família. A coroa teve origem na Alemanha, mas suas raízes mais antigas remontam aos povos pagãos. Esses povos, durante o inverno tinham a impressão que a natureza estava como que morta, por esse motivo, acendiam “velas, enfeitadas com ramos de pinho que se mantêm verdes também no inverno. Esperava-se à luz das velas, a chegada da primavera, quando a natureza renasce” (BORTOLINI, 2007, p. 14). Os cristãos assimilaram e “batizaram” essa tradição dando-lhe o sentido cristão.
As velas tinham cor roxa, já que, na cultura daquela região, o roxo indica realeza. Desse modo, as famílias cristãs, a cada domingo que antecedia o Natal faziam uma oração e acendia uma vela que era colocada em uma coroa ornamentada com fitas vermelhas. Inicialmente a Coroa é colocada em um lugar adequado com as velas todas apagadas, isso significa a experiência das trevas do pecado.
Na noite de Natal, acendia-se uma vela branca, bem ornamentada com fitas vermelhas e douradas, no centro da coroa simbolizando Cristo, Luz do mundo. Consideramos proveitoso saber o significado de cada vela da Coroa, vejamos: Primeira vela: Lembra o perdão de Deus concedido a aqueles que pecaram pela primeira vez, os nossos primeiros pais: Adão e Eva. Segunda vela: Nos lembra a fé dos patriarcas e de Abraão em primeiro lugar, pois a eles foi feito o anúncio e a promessa da Salvação. Terceira vela: Nos recorda a alegria do rei Davi, que recebeu do Senhor a promessa da Eterna Aliança. A quarta vela: Recorda os profetas pelos quais Deus anunciou a vinda do Salvador (cf. MIRANDA, 2007, p. 29).
A Mãe Igreja em paróquias e comunidades assumiu a bonita tradição de acender a coroa a cada domingo, entretanto, seria muito conveniente que resgatássemos a tradição da coroa do advento também em família.
Como seria belo se em cada semana que antecede o Natal a família se reunisse e no domingo pela manhã ou até no início da noite de sábado (18h00min h.), acendesse a vela da coroa do advento, rezasse o Ângelus acompanhado dessa breve oração: “A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, console quem está triste e encha nossos corações da alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça. Amém”. Esse simples ritual pode ajudar as famílias na preparação espiritual para o nascimento do Rei do Universo.
A ornamentação e a montagem do presépio também pode ser uma forma catequética de preparação, especialmente para as crianças. O presépio não deve ser montado de uma vez, é aconselhável que a família vá, aos poucos montando, enfeitando, colocando a cada domingo algumas peças e personagens e, na noite de Natal complete com a imagem do Menino Jesus. Essa montagem “pedagógica” do presépio pode ser realizada logo após o ritual referente à Coroa do Advento que citamos anteriormente, assim a montagem do presépio será sim de grande alegria, mas não será reduzido a um sentido folclórico ou mesmo estritamente cultural.
A Árvore de Natal: É verdade que o símbolo mais expressivo do Natal é o Presépio, mas não há como negar que em nossos dias a Árvore de Natal é um símbolo também muito difundido No entanto, a maioria das pessoas não sabe como ela surgiu, qual o seu significado, etc. Então vamos conhecer um pouco a Árvore de Natal?
Por volta do ano 723 o Bispo São Bonifácio dedicou-se em levar o Evangelho às terras alemãs. Os germânicos (é como os alemães também são chamados) eram politeístas (adoravam vários deuses) e um desses deuses era Thor (deus do trovão). Todo o povo tinha grande temor dessa divindade, pois segundo a crença mitológica, ele era dotado de fúria e força sobrenatural. Thor era representado pelo carvalho, árvore grande e antiga que era dedicada a ele. Ora, todo esse temor dificultava a evangelização, por isso São Bonifácio entendeu que devia provar que Jesus, sendo a Verdade, era infinitamente mais poderoso do que Thor, que nada mais era do que um mito. Daí, São Bonifacio pegou um machado e cortou o carvalho dedicado ao deus Thor. Sendo o carvalho uma árvore gigantesca, ao cair, foi destruindo todas as árvores em volta. Mas, havia um pinheiro muito pequeno que resistiu à destruição e tão logo São Bonifacio percebeu que o pinheirinho não havia sido arrasado, ele tomou a iniciativa de dedicar a pequenina árvore ao Menino Jesus (visto que tudo se passara no período de Natal), em substituição ao carvalho de Thor. Desse modo, para a tradição cristã, a Árvore de Natal, é a árvore da vida nova trazida por Cristo Jesus. Ao mesmo tempo ela é uma referência a Árvore da vida plantada no jardim do Édem (cf. Gn 2,9).
Ao armar a Árvore de Natal, a família deve compreender o sentido espiritual desse costume. Ao armar a árvore, a família esta expressando ao Senhor que aquele lar se compromete em ser um pequeno Édem, deve procurar ser um pequeno paraíso, um terreno fértil de santidade, fruto da fé em Cristo e que diante da destruição, fruto do pecado, a família permanecerá fiel. Se não for desse modo, a árvore pode estar cheia de luzes e enfeites muito bonitos, mas não será uma Árvore de Natal.
Luzes: Com o advento da luz elétrica, aos poucos as velas foram dando espaço às luzes. As velas jamais perdem o encanto e o significado de gastar-se, consumir-se; porém, as luzes também foram “cristianizadas”, e representam a luz de Cristo que deve brilhar em nossas vidas.
Cores do Natal: O Natal é uma festa de grande alegria e isso nos remete ao colorido, isso não é errado, entretanto, tradicionalmente as cores do Natal são: Verde (Significa a esperança de salvação que se concretiza com a vinda de Jesus, lembra também renovação, vida nova); vermelho (Recorda o fogo do Espírito Santo que conduz a Igreja, lembra também o Amor de Deus, em algumas regiões é uma referência a realeza); dourado (nos recorda que o Menino que nasceu no Presépio em Belém é o Rei dos reis, ou seja, é a cor da realeza por excelência, lembra também a luz da sabedoria de Deus que deve guiar a vida de todo fiel).
Guirlanda na porta da casa: A guirlanda deve ser verde, feita de ramos entrelaçados e muito bem adornada. Já o sentido da cor verde. Os ramos entrelaçados simbolizam o Mistério da Encarnação, ou seja, Deus que se fez homem. Os ornamentos, enfeites representam a beleza de Deus. O circulo (toda guirlanda é circular), lembra que Deus é eterno, não teve princípio e nem terá fim, por isso Jesus é o alfa e o ômega de todas as coisas, isto é, o princípio e o fim de todas as coisas. Colocar a guirlanda na porta da casa também significa que aquela família assume um compromisso, uma aliança com Deus. Também é um sinal de que Deus habita naquela casa. Em alguns lugares a guirlanda não é colocada na porta e sim em cima, no umbral da porta significando que todo aquele que passe por baixo dela recebe, simbolicamente, a benção de Deus, por isso seria conveniente que a guirlanda fosse benta antes de ser posta na porta ou no umbral da mesma.
A Novena de Natal é uma forma de preparação de grande riqueza espiritual e catequética. A novena ressalta que o sentido do Natal é religioso e não mercadológico. Faz bem ao espírito o encontro fraternal entre as famílias, que peregrinam de casa em casa levando a imagem de Jesus Menino, em clima de oração, realizando a leitura e a meditação da Escritura Sagrada. Como na noite de Natal as famílias comemoram em suas casas, é de grande proveito espiritual e fraternal que no último dia da novena cada família possa levar algo, para que se realize uma ceia, fruto da partilha, em espírito de comunhão. A Igreja não estabelece dias fixos para que se faça a novena, o que importa é que aconteça no período do Advento. Mas é interessante que o último dia da Novena seja próximo do Natal.
Até aqui falamos de símbolos que nos ajudam na preparação para o Natal, porém foram ressaltados os aspectos comunitário e familiar, entretanto, não podemos esquecer o aspecto pessoal.
Neste aspecto, uma boa confissão já prepara o coração para acolher o Menino Jesus. Uma outra forma de preparação pessoal pode ser a meditação dos textos bíblicos que a Igreja nos propõe. A oração do Santo Terço também pode ser uma maneira de preparação pessoal."
terça-feira, 27 de novembro de 2018
Papa: "sábio pensar no fim, será um encontro de misericórdia com Deus"
Alessandro Di Bussolo - Cidade do Vaticano
"O Papa Francisco dedicou sua homilia matutina na Casa Santa Marta, ao fim do mundo e da própria vida, porque "nesta última semana do ano litúrgico, a Igreja nos faz refletir sobre isso, e “é uma graça", comenta Papa, "porque não gostamos de pensar no fim", "adiamos esta reflexão sempre para amanhã”.
Na primeira leitura, tirada do livro do Apocalipse(Ap 14, 14-19), São João fala do fim do mundo "com a figura da colheita", com Cristo e um Anjo armado com uma foice. Quando chegar nossa hora, prossegue Francisco, deveremos "mostrar a qualidade do nosso trigo, a qualidade da nossa vida". E acrescenta: "Talvez alguém entre vocês diga: 'Padre, não seja tão sombrio, que estas coisas não nos agradam ...', mas é a verdade":
“É a colheita, onde cada um de nós se encontrará com o Senhor. Será um encontro e cada um de nós dirá ao Senhor: "Esta é a minha vida. Este é meu trigo. Esta é minha qualidade de vida. Errei? "- todos deveremos dizer isso, porque todos erramos - "Fiz coisas boas" - todos fazemos coisas boas; e um pouco mostrar ao Senhor o trigo”.
O que eu diria, pergunta-se ainda o Pontífice, "se hoje o Senhor me chamasse? 'Ah, nem percebi, eu estava distraído ...'. Nós não sabemos nem o dia nem a hora. 'Mas padre, não fale assim que eu sou jovem' - 'Mas olha quantos jovens partem, quantos jovens são chamados ...'. Ninguém tem a própria vida assegurada ".
Em vez disso, é certo que todos nós teremos um fim. Quando? Somente Deus o sabe:
“Nos fará bem nesta semana pensar no fim. Se o Senhor me chamasse hoje, o que eu faria? O que eu diria? Que trigo eu mostraria a ele? o pensamento do fim nos ajuda a seguir em frente; não é um pensamento estático: é um pensamento que avança porque é levado em frente pela virtude, pela esperança. Sim, haverá um fim, mas esse fim será um encontro: um encontro com o Senhor. É verdade, será uma prestação de contas daquilo que fiz, mas também será um encontro de misericórdia, de alegria, de felicidade. Pensar no fim, no final da criação, no fim da própria vida é sabedoria; os sábios fazem isso”.
Assim, conclui o Papa Francisco, a Igreja convida-nos esta semana a nos perguntarmos "como será o meu fim? Como eu gostaria que o Senhor me encontrasse quando ele me chamar? Devo fazer "um exame de consciência" e avaliar "que coisas eu deveria corrigir, porque não estão bem? Que coisas devo apoiar e levar em frente porque são boas? Cada um de nós tem tantas coisas boas!". E neste pensamento não estamos sozinhos: "há o Espírito Santo que nos ajuda":
“Esta semana peçamos ao Espírito Santo a sabedoria do tempo, a sabedoria do fim, a sabedoria da ressurreição, a sabedoria do encontro eterno com Jesus; que nos faça entender essa sabedoria que existe na nossa fé. Será um dia de alegria o encontro com Jesus. Rezemos para que o Senhor nos prepare. E cada um de nós, esta semana, termine a semana pensando no final: "Eu acabarei. Eu não permanecerei eternamente. Como gostaria de acabar?”
IN:Vatican News
Festa da Nossa Senhora da Medalha Milagrosa 2018
Hoje na Capela da Gandarinha, das Irmãs Filhas da Caridade celebra-se a Festa Liturgica da Manifestação de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa ás 18h!
Vem dar graças a Deus!
"ROMA, 27 Nov. 14 / 02:15 pm (ACI).- “Fazei cunhar uma medalha conforme este modelo. Todos os que a usarem, trazendo-a ao pescoço, receberão grandes graças. Estas serão abundantes para aqueles que a usarem com confiança”, disse Nossa Senhora a Santa Catarina Labouré no dia 27 de novembro de 1830.
Na aparição, a Mãe de Deus vestia um traje branco e estava revestida com um véu da mesma cor que a cobria da cabeça aos pés. Seu rosto era muito belo. Os pés estavam sobre um globo branco e esmagavam uma serpente.
Suas mãos, à altura do coração, seguravam um pequeno globo de ouro, coroado com uma pequena cruz. Levava nos dedos anéis com pedras preciosas que brilhavam e iluminavam em toda a direção.
A Virgem olhou para Santa Catarina e lhe disse: “o globo que vês representa o mundo inteiro, especialmente a França e cada alma em particular. Estes raios são o símbolo das graças que Eu derramo sobre as pessoas que mais pedem. As pérolas que não emitem raios são as graças das almas que não pedem”.
O globo de ouro que a Virgem Maria estava segurando se desvaneceu e seus braços se estenderam abertos, enquanto os raios de luz continuavam caindo sobre o globo branco dos pés.
Nesse momento formou-se um quadro em torno de Nossa Senhora, um pouco oval, no alto do qual estavam as seguintes palavras: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”.
As palavras formavam um semicírculo que iniciava à altura da mão direita, passava por cima da cabeça de Maria e terminava à altura da mão esquerda. É aqui onde Maria pede a Catarina que cunhe uma medalha segundo o que está vendo.
A aparição girou e no reverso estava a letra “M” encimada por uma cruz que tinha uma barra em sua base, a qual atravessava a letra. Embaixo figurava o coração de Jesus, circuncidado com uma coroa de espinhos, e o coração de Nossa Senhora, transpassado por uma espada. Ao redor havia doze estrelas.
A manifestação voltou a acontecer por volta do final de dezembro de 1830 e a princípios de janeiro de 1831. Inicialmente a medalha era chamada “da Imaculada Conceição”, mas quando a devoção se expandiu e se produziram muitos milagres, foi chamada “A Medalha Milagrosa”, como é conhecida até nossos dias."
IN Acidigital
sábado, 24 de novembro de 2018
"Se somos súbditos deste Rei Crucificado, precisamos de nos deixar crucificar com Ele."
Hoje deixo-vos a reflexão das leituras do próximo domingo , publicada no jornal diocesano Correio do Vouga. escrita pela Teresa Power fundadora das "Famílias de Caná".
Dou graças a Deus por ter conhecido a Teresa através da TV Angelus no programa "Livros de Fé"
Fui conhecer a pagina das "Famílias de Caná" e não resisti a partilhar convosco esta reflexão
Que me questiona!
Que te questiona!
Começa assim:
"Este domingo é de festa: é a grande solenidade de Cristo, Rei do Universo! E se o Universo tem um Rei, então ele não está entregue ao acaso, mas é sabiamente conduzido à plenitude final: “Eu sou o Alfa e o Ómega, diz o Senhor Deus, Aquele que é, que era e que há de vir, o Senhor do Universo.”
Quando pensamos em reis, pensamos em riqueza, palácios, tronos, joias, poder. Como sempre, o Evangelho vem virar do avesso os nossos pensamentos. De facto, ao longo dos três anos da sua vida pública, Jesus sempre fugiu das ocasiões em que O tentaram fazer rei, um rei segundo os nossos conceitos mundanos, capaz de vencer os inimigos.
Mas no Evangelho deste domingo, diante de Pilatos, prisioneiro, roubado de qualquer réstia de poder que pudesse possuir, roubado da sua dignidade humana, roubado do seu direito a uma defesa justa, Jesus afirma ser Rei. É que nesta situação de total vulnerabilidade, não há qualquer perigo de que a sua realeza seja confundida com a realeza mundana a que estamos habituados. “Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que Eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui”, explica Jesus. O Rei que está diante de Pilatos terá por coroa, espinhos; por joias, três cravos; e por trono, uma cruz. Por exército, terá um punhado de mulheres a chorar com Ele; por ministros à direita e à esquerda, terá dois ladrões.
sexta-feira, 23 de novembro de 2018
quinta-feira, 22 de novembro de 2018
«Se conhecesses o que te pode dar a paz!»
EVANGELHO Lc 19, 41-44
Depois de ter sido aclamado pelo povo aquando da sua entrada triunfal em Jerusalém, Jesus chora sobre a cidade, que, apesar de O ter aclamado, não entendia a sua mensagem de paz! A cidade que Lhe abriu as portas para o triunfo do dia dos Ramos não teve fé para Lhe abrir o coração! Jerusalém não soube acolher a visita de misericórdia que lhe era feita em Jesus. Sofrerá então a visita de punição, com as terríveis consequências, que, apesar de serem sempre graças, serão sentidas como desgraças.
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, quando Jesus Se aproximou de Jerusalém, ao ver a cidade, chorou sobre ela e disse: «Se ao menos hoje conhecesses o que te pode dar a paz! Mas não. Está escondido a teus olhos. Dias virão para ti, em que os teus inimigos te rodearão de trincheiras e te apertarão de todos os lados. Esmagar-te-ão a ti e aos teus filhos e não deixarão em ti pedra sobre pedra, por não teres reconhecido o tempo em que foste visitada».
Palavra da salvação.
IN: Secretariado da Liturgia
quarta-feira, 21 de novembro de 2018
Portugal: Catequeses para o Ano Missionário
Portugal: Catequeses para o Ano Missionário:
IN Educris
Catequetas portugueses criaram subsídios e orientações para a vivência do Ano Missionário extraordinário «Todos, Tudo e Sempre em Missão» é tema da Nota Pastoral com que a Conferência Episcopal Portuguesa promulgou um Ano Missionário extraordinário que decorre de outubro de 2018 a outubro de 2019.
Os catequetas, conscientes da “preocupação de formar a consciência missionária dos mais novos em contexto de transmissão da fé e encontro com Jesus Cristo”, quiseram responder ao apelo dos Bispos portugueses e criaram “um conjunto de catequeses para a infância e adolescência e sugestões de ação para os catequistas”.
“A Catequese da Infância e da Adolescência é um percurso de fé, cuja grande finalidade é exatamente a de «fazer discípulos» (CT,1) de Jesus, o Filho de Deus. Por isso a catequese deve ser missionária procurando despertar nas crianças e adolescentes o sentido missionário da sua vocação cristã, ajudando-os a assumir o compromisso inerente, manifesto em serviço/gestos gratuitos de solidariedade, fraternidade, partilha e entrega aos outros”, afirmam no documento que introduz os novos subsídios.
No final os autores das catequeses fazem votos para que “ao longo deste ano, os adolescentes das nossas catequeses, possam descobrir a necessidade da missão e, ao mesmo tempo, deixar-se seduzir pela beleza de ser discípulo missionário de Jesus”...
cópias dos anexos:
Programa das Festas na Capela de N. Senhora da Conceição - Faria de Cima Cucujães
Capela de Nossa Senhora da Conceição celebra 50 anos
Programa da comemoração do cinquentenário
Dia 1, sábado, às 21.00 h.: Oração Mariana, na antiga Capela do Alves, seguida de Procissão da Luz, para a Capela de Nossa Senhora da Conceição.
Dias 2, 3 e 4, domingo, segunda e terça, às 21.00 h.: Recitação do Terço.
Dia 5, quarta-feira, às 21.00 h.: Sacramento da Reconciliação (Confissões).
Dia 6, quinta-feira, às 21.00 h.: Adoração Eucarística com recitação do Terço.
Dia 7, sexta-feira, às 21.00 h.: Concerto Musical com Claudine Pinheiro, no interior da Capela.
Dia 8, sábado, às 10.00 h.: Eucaristia solenizada em honra de Nossa Senhora da Conceição.
Anima o Grupo Coral Infanto-juvenil de Nossa
Senhora da Conceição,
Seguida da majestosa Procissão acompanhada pela Banda Filarmónica de Cucujães.
No fim da Procissão será descerrada a Placa Comemorativa e partilhado o bolo dos 50 anos da Bênção da Capela.
Às 14.30 h.: Cortejo de oferendas, acompanhado pelos Gigantones do Museu
Regional de Cucujães.
Às 15.30 h.: Leilão de oferendas no interior do Salão.
Programa da comemoração do cinquentenário
Dia 1, sábado, às 21.00 h.: Oração Mariana, na antiga Capela do Alves, seguida de Procissão da Luz, para a Capela de Nossa Senhora da Conceição.
Dias 2, 3 e 4, domingo, segunda e terça, às 21.00 h.: Recitação do Terço.
Dia 5, quarta-feira, às 21.00 h.: Sacramento da Reconciliação (Confissões).
Dia 6, quinta-feira, às 21.00 h.: Adoração Eucarística com recitação do Terço.
Dia 7, sexta-feira, às 21.00 h.: Concerto Musical com Claudine Pinheiro, no interior da Capela.
Dia 8, sábado, às 10.00 h.: Eucaristia solenizada em honra de Nossa Senhora da Conceição.
Anima o Grupo Coral Infanto-juvenil de Nossa
Senhora da Conceição,
Seguida da majestosa Procissão acompanhada pela Banda Filarmónica de Cucujães.
No fim da Procissão será descerrada a Placa Comemorativa e partilhado o bolo dos 50 anos da Bênção da Capela.
Às 14.30 h.: Cortejo de oferendas, acompanhado pelos Gigantones do Museu
Regional de Cucujães.
Às 15.30 h.: Leilão de oferendas no interior do Salão.
terça-feira, 20 de novembro de 2018
"ORAÇÃO DO ABANDONO"
Meu Pai,
Eu me abandono a Ti.
Faz de mim o que quiseres.
Por tudo que fizeres de mim,
Estou disposto a tudo, aceito tudo,
contanto que Tua vontade seja feita em mim
e em todas as Tuas criaturas.
Nada mais desejo, meu Deus.
Ponho minha alma em Tuas mãos.
Entrego-a a Ti, meu Deus,
com todo ardor de meu coração,
porque te amo,
e é, para mim, uma necessidade de amor
dar-me, entregar-me em tuas mãos sem medida,
com infinita confiança,
Porque Tu és meu Pai.
Amém.
Frei Ignácio Larrañaga
segunda-feira, 19 de novembro de 2018
"...ao terminar o dia reza"
"Santa Mãe do Redentor
Porta do Céu, Estrela do mar,
socorrei o povo cristão
que procura levantar-se do abismo da culpa
Vós que acolhendo a saudação do Anjo
gerastes com admiração da natureza,
o vosso próprio Criador,
ò sempre Virgem Maria.
tende misericórdia dos pecadores"
(Liturgia das Horas)
Subscrever:
Mensagens (Atom)