quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Portugal: Catequeses para o Ano Missionário

Portugal: Catequeses para o Ano Missionário:

Catequetas portugueses criaram subsídios e orientações para a vivência do Ano Missionário extraordinário «Todos, Tudo e Sempre em Missão» é tema da Nota Pastoral com que a Conferência Episcopal Portuguesa promulgou um Ano Missionário extraordinário que decorre de outubro de 2018 a outubro de 2019.
Os catequetas, conscientes da “preocupação de formar a consciência missionária dos mais novos em contexto de transmissão da fé e encontro com Jesus Cristo”, quiseram responder ao apelo dos Bispos portugueses e criaram “um conjunto de catequeses para a infância e adolescência e sugestões de ação para os catequistas”.
 “A Catequese da Infância e da Adolescência é um percurso de fé, cuja grande finalidade é exatamente a de «fazer discípulos» (CT,1) de Jesus, o Filho de Deus. Por isso a catequese deve ser missionária procurando despertar nas crianças e adolescentes o sentido missionário da sua vocação cristã, ajudando-os a assumir o compromisso inerente, manifesto em serviço/gestos gratuitos de solidariedade, fraternidade, partilha e entrega aos outros”, afirmam no documento que introduz os novos subsídios.
No final os autores das catequeses fazem votos para que “ao longo deste ano, os adolescentes das nossas catequeses, possam descobrir a necessidade da missão e, ao mesmo tempo, deixar-se seduzir pela beleza de ser discípulo missionário de Jesus”...

IN Educris

cópias dos anexos:

1 comentário:

francisco disse...

No documento da «catequeses missionárias para a infância» vem um texto que me chamou a atenção:

"Pois... Mas aqui não se veem as pessoas... mas elas existem lá, como nós existimos aqui... E em alguns países há pessoas que são muito, muito pobres. Principalmente na África, na Ásia, na Oceânia... há muitos meninos e meninas que passam fome, não têm casa, nem escola, nem transportes...nem conhecem Deus, nem Jesus, nem sabem rezar, porque ninguém os ensina..."
...
"Elas precisam muito de nós. Se pudéssemos ir até lá, falar-lhes de Jesus, ensiná-las a rezar, levar-lhes alguma coisa de que precisem... Mas neste momento, ainda não podemos. Mas será que não podemos fazer mesmo nada, ou podemos, mesmo assim, fazer alguma coisa? – Como as podemos ajudar?..."

À nossa volta não faltam crianças e famílias que não conhecem Deus, nem Jesus, nem sabem rezar, porque ninguém os ensina. Temos crianças que não são inscritas na catequese, outras a quem não é transmitida a Fé nem as ensinam a rezar porque isso ficará depois como tarefa para a catequese fazer, outras que vêm à missa do seu grupo de catequese mas depois ninguém as leva mais à missa...

Que podemos fazer?

Diz o catecismo que "1822. A caridade é a virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas por Ele mesmo, e ao próximo como a nós mesmos, por amor de Deus."

Como será o amor a Deus sobre todas as coisas que nos faz amar Deus simplesmente porque é Deus e nos leva a amar o próximo simplesmente porque amamos Deus?