quinta-feira, 22 de novembro de 2018

«Se conhecesses o que te pode dar a paz!»


EVANGELHO Lc 19, 41-44

Depois de ter sido aclamado pelo povo aquando da sua entrada triunfal em Jerusalém, Jesus chora sobre a cidade, que, apesar de O ter aclamado, não entendia a sua mensagem de paz! A cidade que Lhe abriu as portas para o triunfo do dia dos Ramos não teve fé para Lhe abrir o coração! Jerusalém não soube acolher a visita de misericórdia que lhe era feita em Jesus. Sofrerá então a visita de punição, com as terríveis consequências, que, apesar de serem sempre graças, serão sentidas como desgraças.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, quando Jesus Se aproximou de Jerusalém, ao ver a cidade, chorou sobre ela e disse: «Se ao menos hoje conhecesses o que te pode dar a paz! Mas não. Está escondido a teus olhos. Dias virão para ti, em que os teus inimigos te rodearão de trincheiras e te apertarão de todos os lados. Esmagar-te-ão a ti e aos teus filhos e não deixarão em ti pedra sobre pedra, por não teres reconhecido o tempo em que foste visitada».

Palavra da salvação.


IN: Secretariado da Liturgia

1 comentário:

francisco disse...

Ontem estava a ler e surgiu-me a seguinte frase tirada do livro «Imitação de Cristo» que me fez pensar:
"Muitos seguem Jesus até ao partir do pão, poucos até beber o cálice da paixão."

Infelizmente hoje em dia a grande maioria já nem «até ao partir do pão» segue Jesus.
Perdemos o sentido religioso, seguimos as modas protestantes e de Deus apenas queremos consolações.

Em vez de correspondermos ao amor de Deus que se revelou na Cruz queremos que o amor de Deus se revele agora melhorando a nossa vida.